Reunião 04/05/2012 - 18:22hs

Fiema recebe Minstro Edison Lobão e bancada maranhense com café da manhã

O encontro será na segunda-feira (7), ás 8h. Na ocasião, os empresários maranhenses apresentarão ao ministro e aos parlamentares as prioridades para o desenvolvimento do estado. Entre outros assuntos, estão a conclusão da reforma do aeroporto de São Luís e a duplicação da BR-135

ASCOM/FIEMA

Ascom/Fiema
Imagem ampliada Empresários e deputadpos federais tiveram um encontro em Brasília na semana passada

São Luís - O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e os deputados  federais da bancada maranhense serão recebidos nesta segunda-feira (07) pelos representantes das principais entidades empresariais do Estado para um café da manhã na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). Na pauta, a discussão das prioridades para o desenvolvimento do Estado, na visão do empresariado.

A reunião foi marcada em Brasília, na semana passada, quando da visita do Movimento Pró-Infraestrutura à Infraero e à Câmara dos Deputados para cobrar agilidade na conclusão das obras do aeroporto de São Luís, Marechal Cunha Machado. Originalmente, a reunião aconteceria nesta sexta-feira (4), porém, por questões de agenda dos parlamentares, foi transferida para a segunda-feira, no mesmo horário e local.

“O aeroporto é uma de nossas principais reivindicações, mas pediremos o apoio da bancada para solucionar os principais entraves para o crescimento e desenvolvimento socioeconômico do nosso estado”, afirmou Edilson Baldez das Neves, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema). E completou: “são problemas sérios, que restringem a vinda de novos negócios para o Maranhão e impedem as empresas que aqui estão de avançar”.

A Fiema é uma das entidades empresariais que integra o Movimento Pró-Infraestrutura, composta ainda pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio); Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema); Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae); Associação Maranhense de Distribuidores Atacadistas (Amda); Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH); Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav); Associação Maranhense de Supermercados (Amasp); Associação Comercial do Maranhão (ACM); Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL-SL); Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares (Sindihorbs); Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon); Sindicato das Empresas de Turismo do Maranhão (Sindetur); Sindicato da Indústria de Construção Pesada (Sincopem); Universidade Federal do Maranhão (Ufma); Giltur, Convention Bureau e Hotel Luzeiros.

Brasília
Na capital da República, o Movimento Pró-Infraestrutura foi recebido pelos deputados Professor Sétimo Waquim (PMDB), Costa Ferreira (PSC) e pelo líder da bancada, Sarney Filho (PV), na Câmara dos Deputados. A reunião precisou ser encurtada, pois a maioria dos parlamentares estava na votação do novo Código Florestal Brasileiro, aprovado no mesmo dia, na plenária.

Na reunião com o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, na sede da estatal, estiveram com o empresariado maranhense, os deputados federais Ribamar Alves (PSB), Alberto Filho (PMDB), Chiquinho Escórcio (PMDB), Costa Ferreira (PSC), Carlos Brandão (PSDB), Davi Alves Silva (PR) e Sétimo Waquim (PMDB).

Dentre os entraves listados pelos empresários, que se somam à lentidão da reforma do terminal de passageiros do aeroporto de São Luís, estão: a ampliação da BR-135, melhoria logística do Complexo Portuário de São Luís, projeto de revitalização do Centro Histórico da capital e outros gargalos estratégicos ao desenvolvimento do Maranhão.