Fiema 15/05/2012 - 10:48hs

Fiema promove hoje (15) palestra do BNDES em São Luís

Evento começa às 19 horas, no auditório da Fiema. No dia 17 de maio, nova palestra do BNDES acontece em Imperatriz (MA).

ASCOM/FIEMA

SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) promove nesta terça-feira (15), em São Luís, a palestra “O BNDES para micro, pequenas e médias empresas”. O evento está marcado para 19 horas, no auditório da Federação, para micro, pequenos e médios empresários maranhenses (MPMEs), além de empreendedores interessados. No dia 17 de maio, a Fiema realiza nova palestra em Imperatriz (MA), com o tema “BNDES mais perto de você”, que acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), também às 19 horas.

A ação faz parte do ciclo de palestras iniciado pelo BNDES em todo o Brasil, com objetivo de divulgar os principais produtos e linhas de crédito disponíveis aos empresários.

São apoios financeiros diversos, com recursos disponíveis para financiar projetos de investimento (BNDES Automático), adquirir máquinas e equipamentos (BNDES FINAME/PSI), constituir garantias (BNDES FGI), assim como apoio para capital de giro (PROGEREN) e acesso ao Cartão BNDES.

Na palestra desta terça-feira (15), em São Luís, e na de quinta-feira (17), em Imperatriz, também estarão presentes os bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa, instituições financeiras conveniadas ao BNDES que darão suporte técnico para esclarecimento de dúvidas e orientação sobre a opção mais adequada à necessidade de cada empreendimento.

A iniciativa integra o calendário de ações planejadas pelo Sistema Fiema para o mês de maio, mês da indústria, do qual já fizeram parte eventos como a IX Corrida Sesi do Trabalhador, a Ação Global e o projeto Conversa de Economista.

Para o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, oportunizar ao empresariado industrial o acesso a esse tipo de informação faz parte do plano estratégico da entidade. “A Fiema tem como orientação estratégica dar suporte ao desenvolvimento da indústria no Maranhão. Assim, é uma obrigação nossa apoiar e promover qualquer evento que dá acesso e disponibiliza informações relacionadas aos negócios para aumentar a competitividade das empresas industriais maranhenses”, afirmou.

Já para o BNDES, a divulgação das linhas de financiamento para MPMEs é uma forma de ampliar ainda mais o apoio a esse segmento empresarial no Maranhão, para o qual as operações do banco cresceram 69% no primeiro trimestre de 2012, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Nas operações gerais do banco, a indústria foi a que mais demandou serviços no estado, contabilizando um acréscimo de 117% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

SERVIÇO:

Palestra BNDES em São Luís

“O BNDES para micro, pequenas e médias empresas”, 15 de maio, às 19 horas, na Fiema (Retorno da Cohama)

Palestra BNDES em Imperatriz

“BNDES mais perto de você”, 17 de maio, às 19 horas, na ACII