Indústria

Você

Acessar

Notícias

FIEMA 17/04/2017 - 09:58hs

Práticas e lideranças sustentáveis geram oportunidades de negócios para MPEs

Em seminário realizado pelo SESI, centenas de empresários foram alertados para a necessidade de uma gestão sustentável

Cocev/ Escritório da FIEMA em Imperatriz

Divulgação
Imagem ampliada O especialista nacional, Claudio Boeachat alerta para a importância das empresas incorporarem a sustentabilidade a gestão empresarial

 IMPERATRIZ- Oportunidade de inovação aliadas com as práticas de sustentabilidade- menor uso de água, consumo de energia, embalagens recicláveis, entre outras ações que incorporados aos planos de negócios e atividades diárias de empresas melhoram o lucro líquido e contribuem para a competitividade. Esses e outros tópicos foram trabalhados durante o Seminário SESI Gestão Sustentável para Micro e Pequenas Empresas, realizado na noite desta quarta-feira (12), em Imperatriz. A abertura foi feita pelo vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar, e a ação foi conduzida pelo especialista nacional Cláudio Boeachat e pela coordenadora da Promoção da Saúde, Rita Samara.

 “Essa oportunidade abre mais um ciclo de debates com o lançamento do seminário e apresentação do programa de Gestão Sustentável realizado pelo SESI, com participação de quarenta empresas localizadas em Imperatriz. Este programa além de melhorar o desempenho dessas indústrias, visa promover a difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável que estimule a adoção de novas práticas de gestão, valorização dos trabalhadores da indústria, por meio de técnicas que ao serem adotadas melhoram as condições de trabalho e impulsionam a produtividade”, destacou o vice-presidente da FIEMA, Francisco de Sales Alencar.

Centenas de empresários de Imperatriz e região marcaram presença na ação, assim como os presidentes de sindicatos, Joanas Alves (Sinpancimp), Luís Lima (Simetal), o coordenador do PDF/FIEMA, Carlos Jorge, a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar, além de outras autoridades e técnicos de micro e pequenas empresas industriais vinculados aos sindicatos patronais.

MODELO DE SUSTENTABILIDADE- Durante o seminário, professor e especialista, Claúdio Boechat, explicou que o SESI Nacional está trabalhando com empreendedor na implantação de um modelo de sustentabilidade, no qual os empresários se enxerguem como responsáveis e participantes dos processos e possam ganhar competitividade nos negócios.

“Às vezes quando a maioria das empresas ouvem falar de mudanças climáticas, biodiversidade, sustentabilidade são temas gigantescos que, às vezes, os empresários não conseguem se olhar dentro deles. Na sustentabilidade estão temas que podem oferecer grandes oportunidades de negócios não só para grandes empresas, mas também para as micro e médias empresas. E dependendo da natureza do seu negócio, o empresário pode ver por meio da sustentabilidade ações ou produtos que podem agregar valor ao seu negócio ou ainda expandir seu mercado”, esclarece Claúdio Boechat.

Divulgação
Imagem ampliada Centenas de empresários participaram do Seminário do SESI Gestão de Sustentabilidade para Micro e Pequenas Empresas

 O Modelo SESI de Sustentabilidade para a Competitividade oferece às empresas todo um diagnóstico e avaliação realizada pela instituição para que a empresa possa torna os negócios sustentáveis, além de estimular a adoção de novas práticas de gestão e de valorização dos trabalhadores da indústria.

Para a coordenadora de Promoção da Saúde do SESI, Rita Samara, todas as empresas podem se igualar em tecnologia, mas o que faz a diferença são as pessoas. “Estamos muitos felizes porque podemos perceber aqui que o empresariado de Imperatriz está aberto a inovações e novos modelos de negócios. Não dá mais para fugir da sustentabilidade, pois ela permeia todas as áreas das empresas e pretendemos promover a difusão de uma cultura empresarial comprometida com o desenvolvimento sustentável e que melhora a vida de trabalhadores, comunidades”, garante.

Lucas Sarmento, diretor de uma empresa de móveis tubulares, participou do seminário e demonstrou interesse pelo programa de Sustentabilidade do SESI. “Hoje não dá mais pra fugir desse tema que antes estava somente nos discursos de empresários e grandes palestrantes. A sustentabilidade passou a ser essencial e vital. Não tenho dúvidas que essa iniciativa do SESI vai somar e muito com o meu negócio”.

1372 notícias | Mostrando de 1 a 6