Indústria

Você

Acessar

Notícias

SENAI 17/05/2017 - 09:13hs

Programa da Schneider com o SENAI-MA leva luz a comunidades sem energia

Além de fornecer sistemas fotovoltaicos, a iniciativa prevê capacitação na área de eletricista instalador para os moradores beneficiados.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos/FIEMA

Divulgação/FIEMA
Imagem ampliada Primeira turma do curso de Eletricista Instalador de Sistema Fotovoltaico foi realizada em março, pelo SENAI em parceria com a Schneider

SÃO LUÍS – Uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, e a Schneider Electric, multinacional francesa que fabrica produtos elétricos, levará energia renovável a comunidades remotas do Maranhão, onde não há acesso a luz pela concessionária. Inicialmente, o programa está sendo desenvolvido em São Luís (mas será estendido à Imperatriz), ofertando aos moradores das comunidades o sistema fotovoltaico, além de cursos gratuitos nas áreas de eletricista instalador e empreendedorismo.

A iniciativa, que também contempla os estados da Bahia, Paraíba, Pernambuco e Tocantins, objetiva criar nessas comunidades – a partir dos cursos oferecidos e com a implantação da energia solar fotovoltaica – uma rede de negócios em torno do sistema, garantindo a manutenção dos equipamentos pelos próprios moradores capacitados.

Segundo a Schneider, facilitar a formação de um ecossistema virtuoso para o desenvolvimento sustentável, fortalecendo

Veruska Oliveira/COCEV/FIEMA
Imagem ampliada "Essa é uma parceria do bem, que leva o recurso da energia aos locais mais remotos", disse Marco Antonio Moura da Silva, diretor regional do SENAI.

cadeias produtivas e melhorando a qualidade de vida de comunidades são alguns dos objetivos do programa, por isso uniu forças com o SENAI, que faz parte da rede de parceiros comprometidos com o valor compartilhado.

Pela multinacional, a parceria prevê a doação ao SENAI de bancadas de energia solar fotovoltaicas, assim como a capacitação de 11 instrutores da entidade, o que já ocorreu no mês passado. Já ao SENAI cabe realizar, no período de 1 ano, cursos gratuitos de 160 horas, para 150 pessoas, na área de Eletricista Instalador de Sistema Fotovoltaico, às comunidades atendidas pelo programa de acesso à energia e à comunidade em geral.

“É uma parceria do bem, que leva o recurso da energia aos locais mais remotos, para pessoas que realmente precisam. Além disso, possibilita a esses maranhenses, acesso à educação profissional, uma porta de entrada para o mundo do trabalho e para a conquista de sua cidadania”, afirma o diretor regional do SENAI-MA, Marco Antonio Moura da Silva.

O diretor regional ressalta, ainda, que investidores do poder público e da iniciativa privada podem buscar o SENAI-MA caso queiram aderir ao projeto, proporcionando capacitação e acesso à energia para mais maranhenses.

 

1459 notícias | Mostrando de 1 a 6