Indústria

Você

Acessar

Notícias

SENAI 01/09/2017 - 19:11hs

SENAI-MA é premiado em encontro de chefs em São Luís

Com pratos criativos e uma banca de referência na gastronomia nacional, alunos e instrutora do SENAI-MA arrebatam três prêmios na segunda edição do Enchefs.

Coordenadoria de Comunicação e Eventos FIEMA

Versuka Oliveira COCEV FIEMA
Imagem ampliada Marco Moura (SENAI) e Edilson Baldez (FIEMA) com os premiados no Enchefs

SÃO LUÍS – Receitas inovadoras, com ingredientes típicos do Maranhão, criadas e/ou modificadas por alunos e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI) foram premiadas na noite da quarta-feira, 31, na segunda edição do Enchefs – Encontro de Chef do Maranhão, organizado pela Associação Maranhense de Artesãos Culinários (Amac), no Grand São Luís Hotel.

A iniciativa teve o apoio do Sistema FIEMA, por meio do SENAI, e contou com a presença do diretor regional da entidade, Marco Moura, do chef maranhense Junior Ayoub, organizador do encontro, e de chefs, considerados referência na gastronomia nacional, entre eles, Fred Caffarena, Carlos Tossi, Angela Sicília, Carmem Virgínia, Rafael Libério e Beto Bellini.

Esse time de chefs convidados integrou a banca de jurados do concurso, que premiou os alunos maranhenses do SENAI, Simão Moraes, do curso Técnico em Panificação, e Glauco Montelo, que cursa o Técnico em Confeitaria, em primeiro lugar, nas categorias Padeiro Amador e Confeiteiro Amador, respectivamente. Na categoria Profissional, a instrutora da área de Alimentos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Distrito Industrial, Nataliene Camara, conquistou o segundo lugar e o público, com um sushi maranhense de camarão e vinagreira.

Para o diretor regional do SENAI, Marco Moura, o encontro possibilitou aos alunos da entidade a vivência com grandes chefs do Brasil. “Estamos muito satisfeitos por fazer parte desse encontro, que é um marco na gastronomia maranhense, e oportunizar aos nossos alunos e instrutores, uma experiência diferente da vivida em sala da aula”.

Versuka Oliveira COCEV FIEMA
Imagem ampliada Categoria Panificação Amador - O aluno do SENAI, Simão Moraes, conquistou o primeiro lugar com uma receita de pão de buriti recheado com jabiraca

RECEITAS - O aluno Simão Moraes foi elogiado pelos chefs ao apresentar seu pão de buriti recheado com jabiraca (peixe seco). “Na minha infância em Alcântara, meus pais juntavam muito buriti e comíamos peixe seco. Eram tempos difíceis, mas me serviu de inspiração para esta receita”, contou o vencedor. Como prêmio, o estudante ganhou uma bolsa de estudos na escola de gastronomia maranhense Cooking, um kit da Tramontina e uma vaga para trabalhar na cozinha do Grand São Luís Hotel.

Também foi considerada muito saborosa pelos jurados, o crumble com creme de buriti e limão, doce premiado do estudante do SENAI, Glauco Fabrício Moreira. “Fiquei muito feliz em participar, foi muito agradável e divertido fazer essa sobremesa no concurso”, disse o estudante, que também ganhou a bolsa de estudos, o kit e o tempo de experiência garantido no Grand São Luís Hotel.

Para a instrutora do SENAI, Nataliene Camara, o concurso foi desafiador. “Sou da área de Panificação e Confeitaria, mas sempre tive uma inclinação para fazer sushi. Fazia em casa mesmo”, contou. Formada em Tecnologia de Alimentos, Nataliene contou que a receita de sushi de cuxá surgiu como um protesto ao preconceito que ainda existe em relação às mulheres. “Não encontramos mulheres que fazem sushi nos restaurantes, ainda é um espaço muito dominado pelos homens”.

A chef de cozinha, Angela Sicília, do estado do Pará, agradeceu o convite e a iniciativa de realizar o Enchefs em São Luís, que teve foco na valorização da gastronomia do Estado. “O Maranhão tem uma riqueza enorme de ingredientes e talentos para inovar na cozinha. No concurso, só podíamos escolher um em cada categoria, mas todos são vencedores”, disse ela.

Versuka Oliveira COCEV FIEMA
Imagem ampliada Aulas show do Enchef ocorreram na unidade móvel do SENAI

CURSOS - Além de participar do concurso, o SENAI levou sua unidade móvel de Panificação para a Praça Dom Pedro II, onde foram realizados, durante os três dias do evento, minicursos gratuitos para a comunidade nas áreas de confeitaria e panificação, inclusive com show aulas dos chefs convidados. As aulas foram ministradas pela manhã e à tarde, com turmas de 20 alunos cada uma.

Atualmente, o SENAI está com inscrições abertas para os cursos Técnicos de Panificação e Técnico em Confeitaria, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Distrito Industrial. Os interessados podem se inscrever na própria unidade ou obter mais informações como valores, turno,  e pré-requisitos na área de cursos do site www.fiema.org.br ou pelo telefone 2109-1859.

1459 notícias | Mostrando de 1 a 6