FIEMA 03/10/2017 - 18:52hs

SENAI amplia unidade em Imperatriz

Reforma inclui novos espaços para automação industrial, alimentos e bebidas.

Cocev/ Escritório da FIEMA em Imperatriz

Divulgação
Imagem ampliada Com duas novas áreas de atuação, a estrutura é uma resposta a forte demanda da indústria na região Tocantina

IMPERATRIZ- Estudo recente encomendado pelo SENAI Nacional, em todas as regiões brasileiras, mostra que profissionais que fizeram cursos técnicos têm um acréscimo na renda de 18%, em média, em relação a pessoas com perfis socioeconômicos semelhantes que concluíram apenas o ensino médio regular. O ganho, inclusive, é maior para profissionais do Nordeste, onde foi verificado um aumento de rendimentos de 21,7% em relação a quem não fez ou não concluiu esse tipo de formação.

Fazer um curso técnico eleva de forma significativa o rendimento e faz a diferença no currículo na hora de conseguir um emprego. Dentro dessa perspectiva, acreditando na qualificação profissional como o caminho para a inserção no mercado de trabalho, oServiço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Maranhão (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, entregou na sexta-feira (29.09), a obra de ampliação e reforma da sua unidade em Imperatriz. A estrutura física do SENAI da Região Tocantina inclui duas novas áreas de atuação profissional: automação industrial, alimentos e bebidas.

Durante discurso, o presidente da FIEMA e do Conselho Regional do SENAI Edilson Baldez disse que a unidade de Imperatriz é estratégica para a região e tem papel fundamental no desenvolvimento da indústria. “Não temos dúvida que esse investimento vai acelerar o desenvolvimento empresarial e a economia da região. Essa nova estrutura possui equipamentos sofisticados, modernos e de última geração para oferecer aprendizagem e soluções tecnológicas diferenciadas, com inovação e eficiência a indústria e as suas cadeias produtivas”.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada O presidente da FIEMA, Edilson Baldez e o diretor regional do SENAI, Marco Moura entregam a obra de reforma e ampliação do SENAI em Imperatriz

A ampliação e reforma do SENAI, um novo auditório, salas de aulas e administrativas. A base tecnológica também foi restruturada com aquisição de bancadas didáticas para os cursos técnicos e equipamentos para todas as áreas. O investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, entre reforma, construção e equipamentos com tecnologia de ponta, é um atendimento a demanda industrial local.  A estrutura tem capacidade para receber 600 alunos por turno e conta com 17 laboratórios e oficinas e 16 salas de aula.

Para o diretor regional do SENAI, Marco Moura entregar uma unidade moderna e tecnológica é gratificante. “Esse novo centro se destaca em três grandes áreas, onde ousamos investir por conta da pujança do empreendedorismo da região Tocantina. Estamos antenados a quarta revolução industrial com equipamentos de ponta que permitem que os alunos vivenciem na prática e se tornem profissionais de sucesso”.

O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo destacou a importância da educação para o desenvolvimento regional. “A FIEMA vem cumprindo muito bem seu papel contribuindo para o desenvolvimento dos negócios e do nosso estado qualificando jovens que são inseridos no mercado de trabalho”.

Estiveram presentes na solenidade, diretores da Federação, empresários, políticos da região, entre eles, o prefeito de Sítio Novo, João Piquiá, o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Felipe Mussalém, o 1º vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar, o presidente da ACII, Hélio Rodrigues, representantes municipais, do legislativo e judiciário.

NOVAS ÁREAS IMPLANTADAS- As novas instalações foram estruturadas tecnologicamente para atender as demandas da indústria maranhense nas seguintes áreas: Alimentos e Bebidas, onde serão ofertados cursos de Padeiro e Confeiteiro, Automação, com vagas para os cursos, Técnico em Automação e Controlador Lógico Programável.

Veruska Oliveira
Imagem ampliada Participaram da solenidade de inauguração, empresários e políticos de toda a região

BRASIL MAIS PRODUTIVO- Na oportunidade foram homenageados 10 empresários imperatrizenses que participaram do programa Brasil Mais Produtivo. Por meio de consultorias, 20 empresas de Imperatriz e São Luís, sendo dez do setor moveleiro e dez do vestuário, foram atendidas pelo SENAI. As consultorias contribuíram para o aumento de produtividade, diminuição de desperdício e otimização dos recursos.

Proprietário da Salenro Móveis, Mauro Ornelas garante que a consultoria prestada pelo SENAI fez muita diferença na rotina da sua empresa. “Já recebi outras consultorias, inclusive de fora, mas destaco que a do SENAI, superou todas as expectativas, dentro da nossa realidade, fizemos algumas alterações no layout, o que otimizou nossos processos e aumentou a nossa produtividade consideravelmente”.

SOBRE O SENAI MARANHÃO-  O SENAI tem uma longa e atuante história na educação profissional maranhense, e está presente em todo o estado, com instalações físicas ou unidades móveis. De 2014 até o presente momento 22.485 alunos foram matriculados em seus cursos E, pela expressividade desses números, consolida-se como a maior instituição de ensino profissionalizante do Maranhão.