Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Robótica do SESI-MA na pegada de carbono 


Data: 6 de abril de 2022
Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fotos: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV
Fonte da notícia: Coordenação de Comunicação e Eventos - COCEV

Sabia que é possível levantar a quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida por pessoas físicas, empresas, eventos, produtos e governos? O rastro de gases de efeito estufa (GEE) que as atividades humanas vão deixando é conhecido como pegada de carbono. Para pessoas e empresas, existem calculadoras que estimam o CO² emitido por meio de informações sobre o consumo. Com esses dados, é possível identificar quais as áreas ou atividades que emitem mais carbono, mas a intenção é evidenciar as medidas de redução voluntária desse gás. 

 

Nessa pegada, o SESI-MA é o precursor, no Brasil, em executar o projeto de compensação de carbono da etapa regional do Torneio SESI de Robótica FLL no Maranhão. Os alunos do SESI - São Luís que vão participar da competição estiveram no SESI Araçagi para darem o início à compensação, com o plantio de mudas na unidade, acompanhados pela equipe pedagógica da escola. O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, e o superintendente regional do SESI, Diogo Lima, receberam os coletes do torneio, pelos competidores, como ato simbólico de início das atividades da competição. “Acho bem interessante essa ação, porque a gente também cuida do meio ambiente”, disse a aluna do 7° ano da Escola SESI - São Luís, Fernanda Luyza Taborda. 

 

Para o superintendente Diogo Lima, “a busca por soluções inovadoras e sustentáveis é uma constante no mundo, atualmente. A realização do nosso Torneio com a pegada de carbono é mais uma mostra do alinhamento do SESI à agenda da FIEMA, que terá como tema na Expo Indústria Maranhão 2022, a sustentabilidade.” 

 

A assessora da coordenação de educação do SESI-MA, Elayne Brito, conta que o projeto foi minunciosamente elaborado para que o evento conquistasse o selo zero carbono. “O engenheiro ambiental da área de saúde e segurança do SESI, Sérgio Chaves, fez uma análise detalhada de toda a estrutura do evento, do deslocamento das pessoas, dos meios de transporte utilizados, se terrestre, aéreo...para calcular a emissão de carbono do Torneio e daí, eles fizeram o percentual do número de árvores que precisariam ser plantadas para que o evento fosse considerado zero carbono”.  

                                                

A etapa regional, que tem 25 equipes do Maranhão, Piauí e Paraíba, será realizada nos dias 8 e 9 de abril. A competição é uma seletiva para o Festival SESI de Robótica, etapa nacional da competição, que ocorrerá entre 27 e 29 de maio, na Bienal de São Paulo (SP).  

 

O Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League Challenge é realizado nacionalmente pelo Serviço Social da Indústria (SESI). No Maranhão, o evento será sediado na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi, localizada no bairro do Araçagi, na cidade de São José de Ribamar.   

 

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste