CNI, FIEMA e CEF promovem capacitação sobre crédito para MPEs

Data: 9 de novembro de 2018
Fotos: Veruska Oliveira - COCEV FIEMA

SÃO LUÍS - A Confederação Nacional da Indústria (CNI), em parceria com o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da federação (PDF) e a Caixa Econômica Federal realizaram uma ação para discutir crédito e financiamento para micros e pequenas empresas. O evento está alinhado à Semana Nacional de Crédito, promovida pelo Ministério de Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Ao todo, 17 cidades das cinco regiões brasileiras terão atividades com a iniciativa.

No Maranhão, a ação ocorreu na última quarta-feira (7/11) com o formato de um Café com Negócios e reuniu mais de 90 empresas dos mais diversos portes, na Casa da Indústria, sede da FIEMA.

Para o superintendente da FIEMA, Albertino Leal, a FIEMA cumpriu seu papel com essa iniciativa. “Um dos grandes problemas que o Brasil tem e que o nosso empresário da indústria não foge é a falta de planejamento. Esse momento é de subsidiar a decisão dos empresários. Trouxemos o Banco do Nordeste, a Caixa, o Banco da Amazônia e a FINEP para que os empresários se planejem e busquem as opções mais adequadas às suas empresas”, finalizou o superintendente.

A abertura foi feita pelo vice-presidente da FIEMA, Pedro Robson de Holanda e proporcionou aos empresários conhecerem boas práticas de gestão financeira e oportunidades junto a instituições bancárias, com o objetivo de melhorar as decisões empresariais relacionadas com a questão financeira das empresas.

A empresária maranhense Erika Duailibe Couto, da construtora ACE, destacou a importância de ações dessa natureza para o empresário. “Conhecer as linhas de crédito é fundamental. Somos uma microempresa e não temos uma educação financeira muito aprofundada. Na maioria das vezes chegamos no banco para pedir uma linha de crédito sem nem conhecer as linhas de crédito e qual a melhor para nosso negócio. Esse tipo de evento traz conhecimento para o empresário, ainda mais pela forma de debater descontraída, com as pessoas chaves que podem falar diretamente dos bancos. Iniciativas como essa só engradecem as empresas maranhenses. Precisamos dessa interação entre fornecedores, a classe empresarial e os bancos. A classe empresarial não consegue se desenvolver se não tiver esse apoio”, destacou a empresária que parabenizou o PDF/FIEMA e a CNI pela iniciativa.

Para o Gerente Regional da Caixa no Maranhão, Antonio Nairton, que participou da ação em São Luís, a parceria é uma oportunidade de negócios e fortalece o segmento da Indústria. “A Caixa com essa parceria cumpre o seu papel de fomentadora. Essa é uma forma de trabalhar com esse segmento forte no mercado brasileiro para promover a retomada de crescimento. Sabemos que a Indústria responde por mais de 21% do PIB, e milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil”, destacou Nairton enfatizando que as empresas precisam abrir um relacionamento com o banco para que se possa estudar qual a melhor linha de crédito para atender as demandas.

Além da Caixa, a ação contou ainda com a apresentação de um Painel da FINEP, onde o analista de projetos da financiadora, Ronaldo Bravo apresentou a agencia federal e o Inovacred, voltado para a média, micro e pequena empresa. “As condições são atrativas tanto no valor das taxas quando nos prazos de carência e de pagamento. É importante ressaltar que inovação não é só o disruptivo, a FINEP apoia o dia a dia da empresa, que é melhoria de processo, de produto, de serviço, ou seja, alcançar uma melhoria de produtividade”, destacou Bravo.

Além dos bancos e da FINEP, a ação ainda contou com uma palestra com o consultor paulista Arthur Cotrim, que falou sobre o Cenário financeiro para 2019, a apresentação do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) da FIEMA e de depoimentos de empresários locais. A iniciativa ainda disponibilizou espaço interativo para que os empresários pudessem conversar e sanar dúvidas com os bancos.