Presidente da FIEMA participa de Congresso de Inovação da Indústria

Crédito: Coordenação de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: Agência CNI
Fonte da notícia:FIEMA

SÃO PAULO – O presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves participou juntamente com o presidente da CNI, Robson Andrade, o vice-presidente executivo da CNI, Paulo Afonso Ferreira e o presidente do SEBRAE Nacional, Carlos Melles, da abertura do 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, organizado a cada dois anos pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No congresso realizado em São Paulo Andrade elencou medidas consideradas fundamentais para melhorar o ecossistema brasileiro. Entre elas, a priorização da inovação na agenda pública por meio de políticas de longo prazo e caráter transversal; a garantia de recursos estáveis para o financiamento de projetos; a qualificação de profissionais especializados, condizente com as tendências tecnológicas e demandas do mercado e a diminuição da burocracia.

Essas diretrizes, segundo Andrade, ajudariam a alavancar investimentos em inovação. O Brasil hoje investe 1,27% do Produto Interno Bruto (PIB) em pesquisa e desenvolvimento, bem abaixo dos esforços de seus principais concorrentes internacionais. “Países como Estados Unidos, Alemanha, Coreia do Sul e, mais recentemente, China, têm clareza dessas prioridades, como fica evidente em seus dispêndios”, afirmou Robson Braga de Andrade. Em média, países ricos aplicam mais de 2% do PIB em atividades de P&D.