Notícias



Cenário de pandemia cria tendências e “novo normal” é uma aposta para o RH


Data: 4 de agosto de 2020
Crédito: Cocev/ Fiema Imperatriz
Fotos: Divulgação/Internet
Fonte da notícia:Cocev/ Fiema Imperatriz

IMPERATRIZ- Junto com o cenário de pandemia, não só os espaços familiares e sociais mudaram. As empresas também precisaram se adaptar à nova realidade que colocou o distanciamento como medida de segurança. Um dos setores que teve que sair à frente, buscar por agilidade, se reinventar, apostar em novas estruturas e modelos, foi o departamento de Recursos Humanos. Neste contexto, o Sistema FIEMA realizou o Webinar – Conversando com RH para tratar sobre “o novo normal do RH após a pandemia”. A ação contou com a participação de gestores, líderes de pequenos, médios e grandes negócios em todo o Estado.

Antes apontadas como tendências para o setor de RH, o home office, ferramentas e metodologias como People Analytics, Software para recrutamento e seleção e análise demissional apurada e até as reuniões virtuais por meio de aplicativos começaram a ser ainda mais necessárias e utilizadas. A tecnologia nunca foi tão aliada do setor, que passou a buscar cada vez mais por soluções tecnológicas inovadoras.

O cenário criou novas tendências e o RH, em meio a toda essa crise, precisou agir rapidamente para garantir o mínimo de instabilidade em meio a tantas inseguranças. O “novo normal” é uma aposta também para o pós pandemia”, avalia o palestrante e coach, Heitor Arôxa.

E dentro dessa nova realidade, que incluiu mudanças nos espaços físicos, entre elas o distanciamento entre colaboradores, instalação de pias para higienização das mãos, uso frequente de álcool em gel e máscara, também vieram as mudanças de comportamento, onde os departamentos de RH começaram a conviver com desafios que envolvem a adaptabilidade das pessoas, comunicação interna e a insegurança dos profissionais sobre o futuro.

O bate-papo contou com a participação do professor, mentor e coach, Heitor Arôxa, que abordou sobre o contexto do mercado, o novo RH e o uso da tecnologia como aliada nesse novo processo. Em seguida, a coach e especialista em gestão empresarial, Simone Caixeta, falou da sua experiência no mercado à frente do RH de grandes indústrias, e trouxe uma reflexão sobre o novo profissional.

“Não existe mais essa de que RH não gosta de números, e por isso lida com gente. Essa pandemia veio para nos mostrar que o setor precisa estar alinhado com todo os departamentos das empresas, buscar aprimorar conhecimentos e acima de tudo, se planejar”, declara Simone Caixeta.

O momento contou ainda com a apresentação de portfólios de soluções do Sistema FIEMA - SESI, SENAI e IEL, que trouxe os serviços ofertados para auxiliar no momento de pandemia, entre eles, vacinação contra H1N1, testes para COVID-19, cursos empresarias, técnicos, além de consultorias com valores diferenciados para a indústria. O encontro foi finalizado com o sorteio de uma bolsa de 20% de desconto em qualquer curso da programação do SENAI, uma bolsa integral em curso ofertado pelo IEL Imperatriz e um mês de ginástica laboral do SESI.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste