Notícias



Vaga de trabalho sem sair de casa: seletivo online é realizado pelo IEL


Data: 11 de outubro de 2021
Crédito: Coordenadoria de Comunicação e Eventos do Sistema FIEMA
Fotos: COCEV-FIEMA
Fonte da notícia:IEL

 São Luís – A solução encontrada pelas empresas para contratarem novos funcionários em tempos de distanciamento social, é realizar todo o processo seletivo, ou a maior parte das etapas de seleção, de forma virtual. Para prosseguir procurando e contratando pessoas, várias empresas começaram a empregar novas tecnologias.

É o caso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MA), por exemplo, que está com 12 vagas imediatas e para cadastro reserva abertas, em cargos de nível médio e superior, distribuídas em diversas cidades do Maranhão.

Para atender a necessidade do Sebrae neste momento, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realiza as etapas da seleção inteiramente online. O que é uma novidade para o IEL-MA que já realizava entrevistas de forma remota e aplicação de estudos de caso online, segundo a assessora do Instituto, Isabelle Rabelo. “Esta é a nossa 1ª experiência na realização de um processo seletivo online com provas objetivas. É uma tendência que veio atender essa demanda das empresas. Dessa forma, as contratações não ficarão todas congeladas pela pandemia e as empresas poderão contar com o IEL que sempre estará disposto a inovar nesse sentido”, evidencia Isabelle.

Apesar de virtual, o seletivo para o Sebrae computou a inscrição de aproximadamente 1.000 candidatos que se submeteram a 1ª etapa do processo que foi a prova objetiva, aplicada no dia 03 de outubro de 2021. Classificaram-se para a próxima fase 402 candidatos, conforme o resultado divulgado nesta sexta-feira (8).

Os classificados vão para a 2ª fase que é a prova prática online, que será uma redação com tema da área específica escolhida, a ser realizada nesta quarta-feira (13). O candidato terá, no máximo, 3 (três) horas para elaborar a redação.

De acordo com o IEL, todas as redações passarão por um farejador de plágio, para assegurar a veracidade e originalidade do texto. A redação será de caráter eliminatório e classificatório com nota mínima de 70,00 (setenta) para que o candidato seja classificado. Os participantes dessa etapa, receberão um link no e-mail de inscrição para acessar a área de prova.

Em seguida, os candidatos aprovados serão submetidos ao teste HumanGuide, que é uma ferramenta de avaliação psicológica para traçar o perfil dos candidatos às vagas. O teste também será feito de forma online, por meio de uma plataforma específica. A etapa de Entrevista é de caráter classificatório e consiste na verificação de aspectos técnicos e comportamentais exigidos pelo cargo em questão.

O IEL lembra que os cargos exigem experiência profissional mínima de 01 ano na área de atuação comprovada e que o seletivo tem validade de convocação pelo período de um ano (prazo em que, quem ficar no cadastro reserva e/ou excedente, poderá ser convocado ou não, conforme necessidade da administração), podendo ser prorrogado por igual período. O contrato será por tempo indeterminado seguindo a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para o IEL a experiência do 1º processo seletivo completamente online abre um caminho com maiores possibilidades no uso das novas tecnologias. “Sem dúvidas, essa é uma experiência de muito aprendizado no campo da inovação e demanda criatividade para seguirmos nos adequando às exigências do mercado”, afirma Isabelle.

As informações sobre o seletivo podem ser acessadas pelo https://sistemas.fiema.org.br/seletivos/

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste