Free cookie consent management tool by TermsFeed

Soluções em Consultoria



O SENAI oferece consultorias customizadas, realizadas por profissionais capacitados. Atuamos e temos experiência em empresas de diversos segmentos. Além disso, contamos com bases tecnológicas que nos permitem desenvolver testes e análises mais específicos para identificar oportunidades e propor soluções.

Para tornar sua indústria mais competitiva, você pode contar com os consultores do SENAI, que analisam os processos produtivos da sua empresa, identificam os problemas e propõem soluções tecnológicas sob medida para reduzir desperdícios, identificar gargalos e aumentar a produtividade. Todo processo é acom’panhado de perto pelos nossos profissionais, desde a implementação até a análise dos resultados.

 

  • EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Área de eficiência energética está relacionada à utilização racional de energia, tendo como objetivo principal otimizar o consumo e reduzir os custos operacionais, sendo esses os pontos fundamentais garantir um sistema energético seguro, confiável, acessível e sustentável. Os resultados das ações da consultoria reduzem os custos com energia e diminuem os impactos ao meio ambiente. Através da Metodologia SENAI, o consultor irá identificar, medir, calcular, especificar e indicar a solução mais adequada.

 

  • Análise Tarifária e Adequação da Demanda Contratada
    A análise tarifária subsidiará o empresário com informações para que implemente ações para a redução dos custos com energia elétrica tanto na empresa como junto à concessionária. Pela análise das 12 últimas faturas de energia elétrica da empresa com o intuito de identificar quais custos, que compõem a fatura, podem ser reduzidos através de ajustes ou através de mudança para a modalidade tarifária que confira melhor custo-benefício.

 

  • Diagnóstico de Qualidade de Energia Elétrica
    O serviço de diagnóstico de qualidade de energia elétrica visa a identificação e avaliação das causas de eventuais anomalias elétricas inerentes ao sistema elétrico da empresa e a apresentação de soluções tecnológicas para a mitigação dessas anomalias. Redução de custos com energia podem ser obtidos com soluções nas avarias ou falhas no funcionamento dos equipamentos.

 

  • Diagnóstico em Eficiência Energética
    Com o diagnóstico do sistema elétrico a empresa receberá um relatório detalhado das oportunidades de economia em eficiência energética incluindo a apresentação de soluções com e sem investimento para a redução ou eliminação das fontes de perdas. O objetivo do diagnóstico energético é a redução dos custos energéticos através da identificação e quantificação de perdas de energia nos sistemas de utilidades da empresa.

 

  • Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica em Geração Distribuída
    O estudo de viabilidade técnica e econômica para a implantação de sistemas de geração distribuída (GD) visa garantir a melhor performance dos projetos e maximizar a economia com energia.

 

  • Desenvolvimento de Projeto em Energias Renováveis
    Serviços em elaboração e execução de projetos de microgeração distribuída de sistema fotovoltaicos (Energia Solar).

 

  • Desenvolvimento de Projetos de Eficiência Energética
    Trata-se de desenvolver projetos para a implantação de novos sistemas de utilidades e retrofitting de sistemas existentes na empresa considerando os conceitos de eficiência energética e gestão energética. A elaboração do projeto de eficiência energética é uma etapa posterior à consultoria de Diagnóstico Energético.

 

  • Consultoria em produtividade Energética
    Produtividade energética remete ao conceito de consumo específico, que relaciona a produtividade e o consumo de energia desde a recepção da matéria-prima até o armazenamento do produto acabado, ou seja, o quanto de energia é necessário para produzir um determinado produto. A consultoria em produtividade energética objetiva a determinação desse indicador para que a empresa tenha um melhor controle nos custos de seus produtos.

 

  • Serviço de Detecção de Perdas Energéticas em Sistemas Elétricos e Térmicos Através de Inspeção Termográfica
    O serviço visa reduzir os custos com energia através da promoção da eficiência energética por meio da identificação de perdas energéticas em sistemas térmicos e a apresentação de estudos e soluções tecnológicas viáveis, para reduzir e ou eliminar estas perdas. A inspeção termográfica é uma técnica que permite medir a temperatura superficial de diferentes materiais através dos raios infravermelhos emitidos. Através dessa tecnologia é possível detectar as fontes de perdas energéticas em sistemas industriais bem como defeitos ou falhas gerados por anomalias térmicas em componentes e equipamentos elétricos, mecânicos e instalações industriais em geral.

 

  • Automação de Processos Industriais
    A automatização de processos industriais promove um aumento de produtividade nas linhas de produção em que for realizada e reduzir os custos com mão de obra, aumentando assim a competitividade das empresas.

 

  • PRODUTIVIDADE

A produtividade prevê a agilidade no processo produtivo e diminuição dos gastos com recursos de origem diversa, financeiro, pessoal e/ou consumíveis. De toda forma fundamental a manutenção da qualidade dos produtos, que é um dos principais desafios para as indústrias. Esta área é baseada na aplicação de ferramentas da manufatura enxuta, a iniciativa visa estruturar e organizar setores da empresa, reduzindo desperdícios e estruturando metas e objetivos.

 

  • Auditoria em 5S
    A auditoria visa determinar a eficácia do programa 5s, verificando se este às necessidades e expectativas da organização; indicar oportunidades para melhoria; favorecer melhoria contínua dos processos; promover a identificação e redução de não conformidades que estejam ocorrendo na organização; prevenir não conformidades potenciais; ser fonte de dados para a análise de desempenho da organização tem como objetivo determinar a eficácia do programa 5s, confrontando auditorias internas com auditorias externas se estas atendem às necessidades e expectativas da organização.

 

  • Implantação de 5S
    O programa 5S é considerado o passo inicial para a implantação de programas de qualidade. A nomenclatura 5S significa os cinco sensos que são abordados, baseados nas iniciais de cada senso escrito em japonês: são SEIRI (Seleção), SEITON (Ordenação), SEISO (Limpeza), SEIKETSU (Padronização) e SHITSUKE (Disciplina). Utilizando a filosofia 5S e, aplicando os seus princípios práticos obtém-se uma melhor definição do espaço, um ambiente mais organizado, uma redução significativa do tempo de execução de atividades e, um acesso mais fácil aos materiais e equipamentos. A filosofia 5S é um compromisso de melhoria integral do ambiente e das condições de trabalho. Tem como objetivo promover a organização, a limpeza e a disciplina no ambiente de trabalho, com o intuito de melhorar a eficiência, a produtividade e a segurança. É um programa que visa criar um ambiente visualmente agradável, livre de desperdícios e com processos bem estruturados.

 

  • Layout Produtivo
    Melhoria do desempenho do processo produtivo a partir do melhor fluxo de materiais, produtos e pessoal com base em normas técnicas, regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e legislação vigente definir e adequar fluxos da produção para melhor aproveitamento do espaço e eficiência de produção com inter-relacionamento de atividades, reduzindo riscos ergonômicos e de movimentação baseados no sistema de produção, planejamento futuro, fatores diretos e indiretos de produção, conforme legislação vigente.

 

  • Diagnóstico de Produtividade
    O diagnóstico de produtividade é realizado com foco na análise de determinadas linhas de produção por meio do seu mapeamento (mfv- mapa de fluxo de valor - atual) no intuito de identificar os gargalos e pontos de melhoria, podendo englobar também a elaboração de um mapa de fluxo de valor futuro. Tem como objetivo contemplar as oportunidades de melhoria e representar como os materiais e as informações deveriam fluir. O mapeamento do fluxo de valor é um ponto de partida para quem deseja elaborar um plano estruturado com as principais recomendações para melhoria da produtividade, lucratividade, qualidade, redução de desperdícios e do lead time de uma linha de produção.

 

  • Controle e Melhoria dos Processos
    Tem como foco identificar e corrigir problemas, reduzir variações indesejadas, otimizar o desempenho e aumentar a satisfação do cliente. Para isso, são utilizadas ferramentas e técnicas de análise de dados, como o controle estatístico de processos (CEP), diagrama de causa e efeito (Ishikawa), análise de Pareto, entre outras. Tem como objetivo controle e melhoria do processo na indústria é garantir a qualidade, eficiência e consistência dos produtos ou serviços por meio do monitoramento e aprimoramento contínuo dos processos produtivos.

 

  • Fluxograma de Processos
    Representação gráfica, utilizando o programa BIZAGI PROCESS MODELER, descrevendo os passos e etapas sequenciais de um determinado processo ou fluxo de serviço e tem como objetivo facilitar a compreensão dos processos de uma empresa, a partir do desenho de cada um de seus estágios.

 

  • Lean Manufacturing
    O Lean Manufacturing é uma ferramenta de gestão que objetiva reduzir os oito principais desperdícios de produção (tempo de processamento, movimentação excessiva ou desnecessária, superprodução, defeitos, excesso de processamento, transporte, espera e intelectual). Isso resulta em processos mais eficientes, redução de custos, aumento da qualidade, maior satisfação do cliente e uma cultura de melhoria contínua na organização.

 

  • Organização e Controle de Estoque
    Os serviços na organização de estoque englobam uma série de atividades e processos voltados para garantir a eficiência e o controle adequado dos produtos armazenados. Alguns dos principais serviços na organização de estoque incluem classificação e categorização de produtos. Os produtos armazenados são classificados e categorizados de acordo com critérios específicos, como tipo, tamanho, formato, categoria, marca, código de barras, entre outros. Isso facilita a identificação e localização dos itens, tornando o processo de gerenciamento de estoque mais eficiente. Tem como objetivo a manutenção do controle de forma eficiente e adequada de armazenamento de produtos, otimizando o fluxo de materiais e garantindo o bom funcionamento e desempenho da organização.

 

  • Plano de Manutenção Operação e Controle
    O plano de manutenção ajuda a reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a segurança operacional, maximizando a eficiência e a eficácia das operações. O objetivo do plano de manutenção é garantir a confiabilidade, disponibilidade e desempenho adequado de equipamentos, máquinas ou sistemas ao longo do tempo. Ele envolve a realização de atividades programadas e sistemáticas, como inspeções, lubrificações, ajustes e reparos preventivos, visando prevenir falhas, prolongar a vida útil dos ativos e evitar paradas não programadas.

 

  • DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

  • Preservação de produtos por técnicas de congelamento e/ou ultracongelamento
    As técnicas de congelamento e o ultracongelamento diminuem a taxa de crescimento de microrganismos, como bactérias, leveduras e fungos, que são responsáveis pela contaminação dos alimentos. Ao reduzir a temperatura do produto para níveis abaixo de zero, essas técnicas retardam a atividade microbiana, prolongando a vida útil dos alimentos, mantendo sua qualidade, sabor, valor nutricional e segurança.

 

  • Desenvolvimentos de novos produtos alimentícios
    O desenvolvimento de novo produto alimentício envolve uma série de etapas e atividades para que seja criado e lançado com sucesso no mercado. Para tal, é realizada pesquisa de mercado verificando as tendências, visando atender às expectativas e necessidades dos clientes, além do acompanhamento da estruturação da empresa para o novo processo produtivo que por vezes é acompanhando com emprego de novas tecnologias.

 

  • Elaboração de Cardápio
    Criação de cardápios com informações dos alimentos, ingredientes, e outras relevantes sobre os pratos. Fornece um planejamento detalhado das refeições e produtos oferecidos por estabelecimentos de alimentação. O cardápio elaborado de acordo com o conceito da empresa e alinhado com o consumidor, criando harmonização e ganhando a satisfação dos clientes.

 

  • Implantação de Pré-Pesagem
    Consiste em preparar previamente os ingredientes de um produto visando atender a demanda, padronizando os produtos e diminuindo o tempo de produção (lead time), objetivando a otimização do processo; Aumento da produtividade; Redução de desperdício.

 

  • Implantação de Ficha Técnica do Produto
    É voltada para o gerenciamento e controle da qualidade, planejando, fazendo, checando e agindo sobre pontos críticos do processo, reduzindo desperdícios dos recursos produzidos e satisfazendo expectativa dos clientes.

 

  • Realização de Palestras, Workshops e Oficinas
    As orientações tecnológicas são planejadas e organizadas para atender aos objetivos de públicos diferenciados, possibilitando a transmissão de conhecimentos temáticos de forma direcionada às necessidades, atualização de conteúdos, reciclagem de temas relacionados ao cenário produtivo.

 

  • Elaboração de Memorial Descritivo
    O memorial descritivo é um documento que detalha todo o projeto a ser realizado, onde estão relacionados, um a um, todos os itens da edificação a ser construída. Estruturas, acabamentos, instalações, tudo deverá ser informado de acordo com o que será realizado na obra.

 

  • Orientação para Obtenção de Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) e Federal (SIF)
    A garantia da ampliação de comercialização do produto se dar através do selo de inspeção. Para retirada se passa por diversos processos, no qual a indústria necessita se adequar para obtenção do êxito. Com a consultoria em ação serão repassadas orientações com ações pontuais, facilitando as empresas a cumprir todas as exigências em leis e obtendo o selo, aumentando a economia através da maior abrangência de comercialização.

 

  • ADEQUAÇÃO A NORMAS, REGULAMENTOS E LEIS

Normas, regulamentos técnicos e leis são uma obrigatoriedade legal que se convertem em resultados positivos para os negócios da empresa/indústria. As propostas são indicadas e ofertadas de acordo com as reais necessidades da sua empresa, os serviços são ideais nas tomadas de decisões estratégicas, reduzindo custos, diminuindo as situações de risco, acidentes ou doenças de trabalho. As NRs, relativas à saúde e segurança no trabalho são obrigatórias às empresas que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho pode acarretar ao empregador a aplicação de penalidades previstas na legislação pertinente.

 

  • Boas Práticas de Fabricação para Serviço (BPF)
    Objetiva preparar empresas de todos os portes, micro empreendedores individuais e produtores rurais principalmente do segmento de alimentos e bebidas visando à obtenção de licença ou alvará sanitário junto ao órgão local de Vigilância Sanitária, Serviços de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal (alimentos de origem animal), Registro (bebidas e alguns alimentos fiscalizados pela ANVISA), ou para implantação de boas práticas de segurança do alimento de acordo com protocolos específicos de certificações voluntárias de mercado. Tem como objetivo garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias-primas até o produto.

 

  • Auditoria Conforme Protocolos de Segurança de Alimentos, Boas Práticas de Fabricação e FSSC 22000
    Objetiva realizar auditorias em empresas do segmento de alimentos, bebidas, embalagens e alimentação animal que já implantaram boas práticas de Fabricação, APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), Programas de gestão para emissão de declaração de conformidade (PAS - Programa Alimento Seguro) e/ou a Norma Internacional de Segurança de Alimentos – FSSC 22000.

 

  • Rotulagem
    Ter um produto em conformidade quanto a rotulagem agrega-se segurança ao consumidor na hora da aquisição. Evitando a indústria estar em desacordo com o preconizado em legislação para cada classe de alimentos e bebidas. Adequar-se quanto normas vigentes mostra-se clareza e confiança na produção, agregando valor econômico ao produto.

 

  • Avaliação da Conformidade de Produtos
    Mediante as diversas legislações válidas que norteiam a qualidade das informações repassadas ao consumidor através da rotulagem dos produtos comercializados, as empresas podem verificar a conformidade dos padrões, adequando-os para ter um produto que transmita credibilidade, coerência dentro das normas específicas. Tem como objetivo revisar rótulos elaborados de alimentos e bebidas indicando as necessidades e/ou adequações necessárias para cumprimento de legislações vigentes.

 

  • Adequação da área de produção à legislação sanitária
    Avaliação do espaço físico do empreendimento, especificamente para as áreas de produção e armazenamento, e para a indicação de adequações, que favoreçam o fluxo de produção linear, sem cruzamentos, para cumprira legislação sanitária vigente. Tem como objetivo garantir a segurança e a qualidade dos alimentos ou produtos fabricados.

 

  • Adequação de agroindústrias aos serviços de inspeção de produtos de origem animal e/ou vegetal
    Adequação da empresa às exigências dos padrões sanitários exigidos pelos serviços de inspeção (municipal, estadual ou federal), com base nas legislações em vigor sobre elaboração de produtos de origem animal. A obtenção do registro da inspeção oficial é condição para o funcionamento da agroindústria e para a comercialização dos seus produtos no município, no estado ou no país. Tem como objetivo orientação às agroindústrias para salvaguardar seus produtos e consumidores, assegurando que os alimentos por elas produzidos sejam livres de contaminação e atendam aos padrões sanitários, minimizando/mitigando assim os riscos à saúde pública.

 

  • Assessoria e Consultoria de Normas de Segurança do Trabalho
    Realizar orientação das normas de acordo com as diretrizes de cada norma que a empresa seja obrigada a implantar na execução de suas atividades. Tem como objetivo treinar e orientar a empresa nas aplicações das normas de segurança de acordo com as diretrizes delas. De forma a garantir a aplicabilidade dos procedimentos.

 

  • Assessoria para Registro de Produtos
    Orientação de acordo com legislação, permitindo adequações para o cumprimento de normas e leis que norteiam a retirada do registro de produtos, permitindo uma garantia de qualidade e credibilidade para comercialização.

 

  • APPCC: Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle
    A Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) é uma ferramenta de gestão fundamentada na identificação dos perigos potenciais à segurança dos alimentos, bem como no estabelecimento e identificação das medidas para controle das condições que geram esses perigos. São os controles preventivos que, contribuem também para a redução dos custos operacionais da empresa. A consultoria te Implementar o Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle), a fim de garantir inocuidade do produto e segurança ao consumidor.

 

  • Avaliação do Ciclo de Vida
    Levantar impactos possíveis que são associados a produtos ou serviços, na cadeia produtiva até o consumo e descarte, identificando oportunidades de melhoria do desempenho. Atende as normas NBR ISO 14040 e NBR ISO 14044 Gestão Ambiental – Avaliação do ciclo de vida.

 

  • Adequação a NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
    Corrigir as não conformidades identificadas nas instalações elétricas. Tem como objetivo adequar as instalações elétricas de acordo com a diretrizes da norma regulamentadora.

 

  • Adequação a NR 12 – Segurança do Trabalho
    Realizar inspeções nas máquinas para identificar as não conformidades de acordo com a NR 12. Adequar as máquinas e equipamentos de forma que não haja risco de acidente durante sua operação ou funcionamento.

 

  • Auditoria Programa Alimento Seguro – PAS
    Auditorias de conformidades seguindo os requisitos do PAS.

 

  • Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
    Difundir as praxes da Produção Limpa e, promover de forma contínua e processual a adequada destinação dos resíduos sólidos, recicláveis e não recicláveis, por meio da coleta seletiva com o mapeamento, quantificação, caracterização, controle e diagnóstico dos impactos causados ao meio ambiente. Promovendo permanentemente uma intensa campanha socioeducativa, incentivando o desenvolvimento cognitivo de toda comunidade acadêmica voltada para o pensamento crítico, reflexivo, criativo e sistêmico acerca da responsabilidade socioambiental, e qualidade de vida. Tem como objetivo assegurar que as empresas se adequem à legislação ambiental vigente no que tange o gerenciamento de resíduos, o que possibilita que elas prossigam com seus processos de obtenção das demais licenças, junto aos órgãos públicos.

 

  • Implementação do Programa de Controle de Alergênicos (PCAL)
    Implantar e implementar o Programa de Controle de Alergênicos (PCAL) para todas as empresas que atuam na cadeia produtiva de alimentos e bebidas, as orientações para a aplicação de leis e normas vigentes que dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos alimentos que causam alergias alimentares e que trata da rotulagem de lactose nos alimentos. A aplicação do PCAL permite a identificação e o controle dos principais alimentos que causam alergias e a prevenção da contaminação cruzada por substâncias alergênicas no produto.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste