Estudos de Inteligência Comercial



Estudos de Inteligência Comercial

Estudos de Inteligência Comercial

O Centro Internacional de Negócios – CIN da FIEMA oferece um portfólio de soluções de inteligência comercial voltadas para contribuir com o processo de internacionalização das indústrias maranhenses. São seis estudos aprofundados de perfis de mercado utilizando bases de dados e sistemas de informação específicos de comércio internacional.

Dessa forma, essas informações auxiliam o demandante, pequeno e médio empresário, na tomada de decisão sobre a internacionalização do seu negócio. Além disso, os serviços de inteligência comercial abrangem também a formação de preço e a identificação de potenciais clientes no exterior.

Estudo 1: Encontre Potenciais Mercados no Exterior
Este estudo busca a análise comparativa dos mercados identificados com o país de origem, no caso o Brasil, de modo a identificar os cinco principais mercados potenciais no mundo. Este serviço contempla o estudo de desempenho econômico de mercados estrangeiros para o produto ou setor, contemplando análise de dados macroeconômicos, balança comercial e fluxo de comércio.
Público-alvo: empresários, industriais ou sindicatos de setores que ainda não possuem experiência no processo de internacionalização e que buscam informações de potenciais mercados mundiais.

Estudo 2: Analise o Mercado Alvo
Consiste em um estudo aprofundado de um determinado país, com dados econômicos, sociais, culturais e de comércio exterior, bem como informações das barreiras tarifárias e não-tarifárias. Esse serviço tem como foco levantar informações relevantes para que o empresário entenda a cultura e a economia de um país de interesse. Além disso, este serviço permite uma análise comparativa entre o país-alvo definido e o país de origem, no caso o Brasil.
Público-alvo: empresários, industriais ou sindicatos de setores que ainda não possuem experiência no processo de internacionalização e que buscam informações de potenciais mercados mundiais ou que já possuem experiência e que desejam iniciar um novo processo, para produto de sua carteira, em um determinado mercado-alvo.

Estudo 3: Avalie a Competitividade Brasileira e a Concorrência no Mercado-Alvo
Consiste em uma análise aprofundada do mercado alvo, apresentando os principais parceiros comerciais, o preço médio praticado e as principais barreiras tarifárias e não-tarifárias dos concorrentes do Brasil no fornecimento do produto analisado para o mercado-alvo, ou seja, serão comparadas as condições de competitividade dos dois maiores países fornecedores do produto para o mercado-alvo com o Brasil. Além disso, o estudo contempla o levantamento de informações sobre segmentação do consumidor, indicadores demográficos, hábitos de consumo e questões culturais da região. Por fim, o estudo apresenta informações sociais e as formas de realizar negócios, bem como a estrutura para comercialização do produto e as principais facilidades logísticas.
Público-alvo: empresários industriais ou sindicatos de setores que já possuem experiência no processo de internacionalização e que desejam iniciar um novo processo, para produto de sua carteira ou mesmo ajustar os preços de produtos já ofertados no exterior.

Estudo 4: Formule seus Preços para o Mercado Global
Consiste em uma orientação ao empresário sobre como formar preço do seu produto para o mercado externo. Esse serviço abrange o levantamento de questões fiscais relacionadas ao produto, incluindo a Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM a oito dígitos e informações de preços praticados no mercado interno. Além disso, este estudo contempla a entrega de um tutorial ao empresário com informações sobre como utilizar a Ferramenta Formule seus Preços da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios.
Público-alvo: empresários industriais ou sindicatos de setores que já possuem experiência no processo de internacionalização e que desejam iniciar um novo processo, para produto de sua carteira ou mesmo ajustar os preços de produtos já ofertados no exterior.

Estudo 5: Identifique Clientes no Exterior
Contempla um estudo para identificação de potenciais clientes do produto a ser exportado, além de informações sobre aspectos gerais da cultura do país e modelos de negociação. Neste estudo são consultadas fontes de informações no país-alvo, diretórios especializados e redes de contatos para validação da lista de potenciais clientes no exterior.
Público-alvo: empresários e industriais com conhecimento para atuar no processo de comércio exterior e que desejam criar ou aumentar sua carteira de clientes para o produto.

Estudo 6: Conheça o Intercâmbio Comercial do seu Produto no Mercado-Alvo
Consiste em uma avaliação da relação bilateral do Brasil com um país no exterior, a relevância da participação de um produto neste mercado, além de uma introdução ao estudo Analise o Mercado-alvo e Avalie a Concorrência e Competitividade no Mercado-alvo.
Público-alvo: empresários, industriais ou sindicatos de setores com ou sem experiência no processo de internacionalização.

Agenda

Nenhum evento disponível no momento.

Publicações
Perfil da Indústria do Maranhão

Perfil da Indústria do Maranhão

Edição: 2018
Período: 2018
Produção: Dezembro 2018

Visualizar

Todas

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste