São Luís - A confiança do empresário industrial maranhense voltou a subir em maio. O Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (Icei) atingiu 61,3 pontos, o melhor resultado registrado em 2013 e seguiu a tendência de alta anotado para o Brasil – 55,1 pontos – e para o Nordeste – 58,1 pontos.
Segundo o relatório do Icei, pesquisa realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a indústria de transformação e extração contribuiu para esta recuperação, as condições das empresas dos dois segmentos industriais melhoraram em abril. “As expectativas é que esse quadro se mantenha”, ressalta o documento.
Apesar dos bons resultados na indústria extrativista e na indústria da transformação, o segmento da construção civil no Maranhão continua operando em condições abaixo do registrado em outros anos e ainda não foram registradas melhoras para o segmento em 2013, uma vez que índice está abaixo dos 50 pontos, indicando queda.
Em relação à expectativa dos empresários industriais, na visão do setor industrial como um todo, o indicador chegou aos 69,3 pontos. Os segmentos extrativista e da transformação são os mais otimistas quanto ao futuro: a expectativa para os próximos seis meses chegou aos 72,8 pontos, um dos melhores resultados já registrado nos últimos 12 meses pelo Icei.