Free cookie consent management tool by TermsFeed

Dúvidas Frequentes



Abaixo listamos uma série de perguntas e respostas com as questões mais frequentes relativas aos nossos serviços. Para visualizar as respostas, clique sobre o link da pergunta.


A FIEMA enfatiza a articulação empresarial em torno de ações conjuntas de interesse para o desenvolvimento da indústria, mobilizando os setores produtivos locais e a sociedade para a superação de obstáculos e limitadores da atividade industrial da região.

Segue abaixo os campos de atuação da FIEMA:

  • Competitividade
  • Economia
  • Infraestrutura
  • Inovação
  • Internacionalização
  • Meio Ambiente
  • Micro e Pequenas Empresas
  • Política Econômica e Legislativa
  • Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico
  • Relação de Trabalho e Desenvolvimento Sindical

A FIEMA conta atualmente com 27 sindicatos filiados, que, juntos, se tornam fortes, unidos e coesos para lutar por seus direitos e por resultados de interesse em comum. Além de fortalecer a representatividade e a defesa dos interesses do setor, filiando-se a um sindicato sua empresa dispõe de:

  • Assessoria jurídica;
  • Acompanhamento estratégico de gestão;
  • Preços diferenciados nos produtos do Sistema Indústria;
  • Participação no Núcleo de Associativismo e Negócios;
  • Informações locais e nacionais por meio da rede CNI, entre todas as Federações do Brasil;
  • Possuir benefícios, tais como: participação em eventos e capacitações

Para ter acesso a lista completa de filiados e contatos, acesse o site fiema.org.br.


Para adquirir o Guia Industrial do Maranhão, favor entrar em contato com a Coordenadoria Técnica da FIEMA, através do telefone (98) 3212-1833 ou e-mail pdf@fiema.org.br.

A última versão do Guia é de 2015, porém já estamos em processo de atualização do material. Informamos, também, que não enviamos o arquivo eletrônico. Caso seja de outra cidade, podemos enviá-lo via correio, sendo os custos de envio de responsabilidade do adquirente.


A FIEMA disponibiliza a Revista Maranhão Industrial em seu site fiema.org.br (menu Publicações). Basta acessar e fazer o download da edição de seu interesse. A Revista é bimestral e traz diversos artigos, entrevistas e matérias de interesse das Indústrias maranhenses, com temas sobre economia, política, tendências, novas tecnologias, entre outros assuntos.


A FIEMA realiza a locação de seus espaços comuns para a realização de ações e eventos empresariais. Possuímos auditórios equipados com recursos audiovisuais, salas de treinamento e espaços para eventos. Caso tenha interesse em conhecer nossos espaços, verificar disponibilidade de datas e/ou realizar uma cotação, entre em contato conosco pelo telefone (98) 3212-1829.


Para cadastrar-se no Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão, basta acessar o site www.fornecedoresma.com.br, clicar no botão 'Cadastrar' e preencher o formulário. Em seguida, o PDF entrará em contato para agendar a visita de validação do cadastro. 

O PDF atua na assessoria aos negócios, consultoria, capacitação e certificação às empresas cadastradas com a finalidade de torná-las mais competitivas e propiciar-lhes a busca de excelência para atender a crescente demanda por serviços e produtos no Maranhão. A premissa do Programa é trabalhar para evitar que se importe de outros estados ou países o que pode ser feito por empresas e pessoas estabelecidas no Maranhão, gerando emprego, renda e qualidade de vida no estado.

Para mais informações, entre em contato com o PDF, pelos telefones (98) 3212-1833 / (98) 99106-6267 ou pelo e-mail pdf@fiema.org.br.


A FIEMA realiza a emissão de Atestado de Funcionamento para indústrias maranhenses. Para isso, é necessário que a empresa nos envie a seguinte documentação: Ofício de Solicitação à FIEMA; Alvará de Funcionamento; CNPJ; Certidão Negativa de Dívida Ativa; Contrato Social da Empresa; Guias de Recolhimento da Contribuição Sindical dos últimos 3 (três) anos; Declaração da Receita Estadual de Funcionamento da Empresa; Comprovante de Pagamento da Taxa de Emissão da Declaração de Funcionamento à FIEMA.

Para mais informações, entre em contato com a Coordenadoria Técnica da FIEMA, através do telefone (98) 3212-1826 ou e-mail joseaboud@fiema.org.br.


O Centro Internacional de Negócios (CIN), da FIEMA, oferece diversas opções de serviços, como estudos comerciais e prospecção de mercados, capacitação de empresas para operações de comércio exterior, emissão de certificados de origem, apoio ao investidor estrangeiro, missões empresariais a grandes eventos de negócios internacionais, entre outros. Para maiores informações, entre em contato com o CIN, pelo telefone (98) 3212-1896 ou pelo e-mail cin@fiema.org.br.


O Centro Internacional de Negócios (CIN), da FIEMA, oferece o serviço de certificados de origem, que garantem que seu produto é brasileiro e tem direito a benefícios tarifários em diversos países, com a rapidez do sistema on line e toda a confiabilidade do Sistema Indústria. Acesse www.cod.cni.org.br, preencha seu cadastro e emita o Certificado automaticamente.

A FIEMA, por meio do CIN, é a única entidade do Maranhão habilitada pelo MInistério da Economia para a emissão de todo tipo de Certificado de Origem Digital (COD). Acesse www.cod.cni.org.br, preencha seu cadastro e emita o Certificado automaticamente.

Para maiores informações, entre em contato com o CIN, pelo telefone (98) 3212-1838 / (98) 99177-5905 ou pelo e-mail cin@fiema.org.br.


A Expoindústria/Ma mostra a importância do setor produtivo maranhense, principalmente para promover o intercâmbio de experiências entre indústrias locais, regionais e nacionais, o setor produtivo propriamente dito e a população. A 5ª Edição da Feira, cujo tema principal: ‘’ Indústria – o futuro passa por aqui’’, com atratividades organizadas por 03 pilares temáticos: ESG, Capital Humano, Tecnologia e Inovação, acontece de 9 à 12 de novembro de 2023 no Multicenter Negócios e Eventos, com um público de expositores e visitantes.


Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste