Programas de Apoio à Competitividade

Imagem: Freepik

Congresso das Micro e Pequenas Empresas Industriais
O Congresso Maranhense da Micro e Pequena Indústria é uma iniciativa do Conselho da Micro e Pequena (COMPEM) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA).
O objetivo do evento é promover o debate e a troca de ideias em torno de temas de interesse para as micro e pequenas indústrias (MPIs), visando discutir os principais desafios, tendências e oportunidades para o setor, bem como promover e ampliar o networking entre os participantes. Composto por seminários e painéis com temas relevantes para as MPIs, o evento também conta com exposição de patrocinadores, palestras temáticas e atendimento de crédito e de gestão, a fim de que as empresas participantes conheçam as ferramentas, os produtos e os serviços à sua disposição para incrementar seus negócios.
Nesta primeira edição, o tema escolhido é: MPIs: Grandes Mercados. Priorizando os mecanismos de aumento de produção, o Congresso terá como foco as ferramentas que podem ser utilizadas para otimizar os resultados da sua empresa. Em breve informaremos a programação do que há de mais relevante no universo das MPIs.

Encontro Estadual da Indústria
O Encontro Estadual da Indústria tem como principal objetivo promover debates sobre as grandes questões nacionais no contexto econômico, social e político, que influenciam a competitividade da indústria e o desenvolvimento do estado do Maranhão, através da mobilização de formadores de opinião e líderes empresariais com levantamento de temas chaves, reinvindicações para formalização de documento de deliberações da indústria através do poder público.
O Encontro Estadual da Indústria antecede o Encontro Nacional da Indústria (ENAI), onde é realizada uma convenção do setor industrial brasileiro, organizado pela CNI.

Encontro com Empresários
O Encontro com Empresários é um evento bimestral, que tem como propósito discutir temas específicos e de interesse público e privado, com o objetivo de fomentar a discussão de assuntos relevantes para o ambiente de negócios na indústria maranhense.

Projeto Cartima
A produção das bebidas destiladas - cachaça artesanal e tiquira - no Maranhão, é uma atividade econômica importante para as regiões onde são produzidas, porém o setor ainda é caracterizado por uma forte desorganização e desinformação da maioria dos produtores.
Em estudos e ações já realizadas por algumas instituições do Maranhão, tivemos alguns, porém poucos avanços no setor, pois na maioria das vezes, as instituições agiram de formas isoladas e desconectadas, havendo assim, o desgaste de tempo e recursos financeiros.
Dessa forma, a FIEMA propõe a integração dos Agentes e Instituições parceiras no Maranhão, para alcançar a situação desejada, no objetivo de contribuir na resolução dos entraves que existem nesse setor produtivo, promovendo o desenvolvimento através de metas palpáveis e capazes de impulsionar uma mudança e evolução no setor da cachaça e tiquira no Maranhão.