Free cookie consent management tool by TermsFeed

Institucional



A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) enfatiza a articulação empresarial em torno de ações conjuntas de interesse para o desenvolvimento da indústria, mobilizando os setores produtivos locais e a sociedade para a superação de obstáculos e limitadores da atividade industrial da região. Trata-se de um esforço geral pela criação de uma cultura de integração empresarial, como forma de viabilizar a produção industrial competitiva no mercado nacional e internacional.

Histórico

O primeiro registro de uma Federação das Indústrias do Estado do Maranhão data de 26 de novembro de 1954, quando foi fundada uma entidade com esse nome e com a finalidade de proteger e defender os interesses da classe industrial maranhense, representando-os junto às autoridades competentes. A FIEMA, então criada, funcionou até o ano de 1965, quando o governo militar cassou a sua Carta Sindical, extinguindo-a, portanto.

Em 27 de setembro de 1968, um grupo de empresários maranhenses organizou-se com o objetivo de restaurar a Federação, que, integrada aos Departamentos Regionais do Serviço Social da Indústria (SESI-MA); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), permanece atuando em prol da indústria maranhense, na condição de instituição dirigente do Sistema FIEMA.

Atuação

A FIEMA atua principalmente na defesa de interesses do setor industrial, por meio de:

  • Atualização e acompanhamento das ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial (PDI);
  • Realização e participação em eventos técnicos de interesses da indústria, tais como: Fórum de Economia, Workshop sobre adensamento das cadeias produtivas de Alumínio, Ferro e Soja, Encontro Estadual da Indústria, Encontro com Empresários, Eventos de Fomento à Inovação, entre outros;
  • Defesa de interesse da indústria por meio dos cinco Conselhos Temáticos: Meio Ambiente, Infraestrutura, Política Econômica e Legislativa, Política Industrial, Relação do Trabalho e Desenvolvimento Sindical;
  • Representação e Defesa de Interesses da Indústria nos Conselhos Externos Municipal, Estadual e Federal.

 

Estrutura

Sediada em São Luís, a FIEMA é formada pelo Conselho de Representantes, Presidência da FIEMA, Superintendência Corporativa e Comissão Gestora de Serviços Compartilhados. Sua estrutura compreende ainda Conselhos Temáticos, compostos por líderes empresariais, representantes de federações e associações setoriais da indústria.

O Conselho de Representantes trata-se do órgão máximo da entidade, composto pela Diretoria da FIEMA, possui, entre outras funções:

  • Traçar a política geral e as diretrizes estratégicas do Sistema FIEMA;
  • Aprovar programas de trabalho do Sistema FIEMA, proposta anual do orçamento e suas retificações;
  • Discutir e votar as proposições apresentadas;
  • Manifestar-se sobre os trabalhos e as diretrizes criadas, mantidas e dirigidas pela categoria industrial;
  • Autorizar a filiação da FIEMA a entidades estaduais ou nacionais de características e finalidades similares;
  • Atribuir encargos e tarefas específicas aos seus membros, individualmente ou por grupo.

 

A Superintendência Corporativa e Comissão Gestora de Serviços Compartilhados têm o papel de gerir tecnicamente as ações do Sistema FIEMA e coordenar as atividades das Unidades. Entre suas atribuições, temos:

  • Coordenar e orientar as ações de defesa de interesses e prestação de serviços da FIEMA;
  • Gerenciar as atividades de apoio aos Conselhos Temáticos Permanentes, Fórum Nacional da Indústria e demais órgãos de consulta e aconselhamento relacionados às finalidades da FIEMA;
  • Propor políticas, prioridades e estratégias de ação, e assegurar o seu cumprimento;
  • Propor o plano anual e plurianual da entidade, incluindo seu orçamento;
  • Coordenar o desenvolvimento das agendas da FIEMA;
  • Atuar nas instâncias e órgãos corporativos do Sistema Indústria pertinentes.

 


Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste