São Luís – As nutricionistas do programa Sesi Cozinha Brasil no Maranhão estão ensinando cerca de 90 moradores da área Itaqui-Bacanga a preparar receitas inteligentes, aproveitando integralmente os alimentos. A iniciativa é fruto de uma parceria do Serviço Social da Indústria (Sesi), por meio do Conselho Nacional do Sesi (criador do programa), com a Vale e a Fundação Vale no Rio de Janeiro.
Foram fechadas cinco semanas de atendimento com a Vale, sendo três em São Luís e duas em Açailândia. Na capital, o curso acontece até esta sexta-feira, dia 12, no Parque Botânico da Vale, local onde está instalada a unidade móvel do Sesi Cozinha Brasil. De lá, o caminhão segue para Açailândia onde atingirá as comunidades da área da mineradora e por onde passa a ferrovia.
“A gente desperdiça muita coisa que faz bem pra saúde. O curso ensina a economizar e quem quiser ainda ganha dinheiro com a venda dos alimentos”, disse a dona de casa Dulcineia Pereira, uma das alunas do curso em São Luís, moradora da Vila Embratel.
O curso mostra o valor nutricional que existe nos talos dos alimentos, folhas e cascas de frutas e legumes e diferentes receitas preparadas com esses itens que culturalmente iriam para o lixo.
“Eles têm acesso a informações sobre os benefícios desses alimentos e de como fazer o aproveitamento integral da maioria deles. De um abacaxi, por exemplo, é possível temperar carnes, fazer bolos, utilizar a casca para o preparo de sucos e o bagaço ainda rende um doce. São conhecimentos que eles aprendem aqui e levam para a família, para a comunidade”, explicou Rayanna Machado, uma das nutricionistas do programa Sesi-MA.
Para a presidente da Fundação Vale, Isis Pagy, que articulou o curso para o Maranhão com o Conselho Nacional do Sesi, “a prevenção da saúde está no nosso dia a dia. No caso da alimentação, depende de hábitos alimentares saudáveis, do conhecimento de doenças transmitidas por alimentos, da manipulação segura de alimentos e do aproveitamento sem desperdícios”, disse.
No Maranhão, o programa Sesi Cozinha Brasil é desenvolvido desde 2005. De lá até hoje, foram realizadas 1.091 turmas de cursos de Educação Alimentar (com carga horária de 10 horas) e 160 turmas do curso de Agente Multiplicador (carga horária de 24 horas).
“Os cursos são realizados com a parceria das indústrias, que viabilizam os atendimentos para os seus trabalhadores, dependentes e comunidades do seu entorno”, conta a supervisora do Sesi Cozinha Brasil no Maranhão, a nutricionista Roberta Rodrigues Ribeiro.
Atualmente o Programa vem sendo reformulado e tomando um dimensionamento ainda maior devido à agregação de novos produtos voltados para o público infantil e para a prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis.
O Sesi Cozinha Brasil é um dos produtos do portfólio do Sesi Alimentação Saudável na Indústria.
O Sesi-MA é uma das entidades do Sistema Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.