Açailândia - Em busca do aperfeiçoamento do mercado fornecedor de produtos e serviços do Sul do Maranhão, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), promoveram dois encontros com empresários de Imperatriz e de Açailândia para divulgar os subprogramas do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), destinados ao treinamento de gestores empresariais.
O PDF é uma estratégia conjunta do governo do estado e da Fiema que visa preparar as empresas maranhenses para fornecer produtos e serviços para os empreendimentos que estão se instalando ou já estão em operação no Maranhão.
O superintendente de Negócios da Sedinc, José Oscar de Mélo Pereira, apresentou o PDF e destacou que o Programa foi implantado há 13 anos. “O objetivo é a valorização das empresas fornecedoras locais. No primeiro ano, tivemos 78 empresas cadastradas e hoje o cadastro tem mais de 860 empresas. Desde que foi criado em 1999, o Programa já movimentou R$ 15,5 bilhões em contratos entre empresas mantenedoras e as empresas participantes do PDF”, afirmou.
A primeira ação com os empresários do Sul do estado aconteceu em Açailândia, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Açailândia (Acia) e reuniu dezenas de empresários da região. Na ocasião, foi lançada a Capacitação em Gestão Empresarial (CGE) para os empresários da cidade.
Parceria
Para o presidente da Acia, Gildásio da Silva Alcântara, iniciativas como a de levar capacitações do PDF para preparar o empresariado de Açailândia são muito bem-vindas. Ele disse ainda que o apoio da Fiema e da Sedinc vem contribuindo muito para o desenvolvimento do empresariado.
“Somos parceiros porque tudo que puder contribuir com o aperfeiçoamento do nosso empresariado conta com o apoio da Acia. O PDF é um exemplo do que pode ser feito aqui para melhor preparar nossas empresas para o mercado”, comentou.
Segundo o coordenador do PDF pela Fiema, Carlos Jorge Taborba Macedo, o subprograma apresentado em Açailândia está focado em ferramentas para a gestão de negócios. “O curso terá uma parte conceitual e uma parte prática forte para que ao final os empresários saiam com conhecimentos que possam aplicar imediatamente nas suas empresas e um plano estratégico pronto para aplicação”, comentou.
“A Capacitação em Gestão Empresaria (CGE) é focada na alta gestão da empresa, terá três módulos totalizando 84 horas de aulas e dois diagnósticos, um no início da ação e outro após o termino dos três módulos de aulas”, completou Carlos Jorge.
Várias empresas aderiram à inciativa e já confirmaram participação no CGE. Este é o caso do empresário do ramo gráfico José Gonçalves Laundos Júnior. Ele disse que está abrindo novos negócios e que precisava de treinamento. “O programa tem uma proposta muito interessante. O CGE me pareceu adequado a minha necessidade”, comentou o empresário de Açailândia.
Procem
À noite, foi realizada em Imperatriz uma segunda ação, desta vez de divulgação de outro subprograma do PDF. Foi o lançamento da 12ª turma do Programa de Certificação de Empresas (Procem), que tem por objetivo garantir a capacitação das empresas que aderiram à ferramenta, em rigorosos requisitos exigidos no mercado quanto a meio ambiente, legislação trabalhista, tributária e contábil, responsabilidade social e de qualidade.
Segundo o gestor do PDF pela Fiema, a certificação das empresas participantes do Procem e que concluem com sucesso o subprograma garante segurança jurídica. “Para aquelas empresas que concluem com sucesso o Procem e que revalidam os seus certificados a cada dois anos há a garantia de que atendem a todas as normas brasileiras vigentes. Isso dá qualidade ao atendimento feito aos clientes e ajuda a organizar a empresa”, afirmou.
Em Imperatriz, a coordenadora de qualidade da Franco Engenharia, uma das empresas locais que concluíram com sucesso o Procem, Patrícia Torres, deu um depoimento sobre as vantagens de participar.
“Participar do Procem exige trabalho árduo para conseguir se certificar, mas dá resultados. Depois que concluímos a certificação aumentamos o volume de contratos em 30%. O Procem nos deu ferramentas para nos tornarmos mais organizados e darmos mais retorno ao cliente”, disse a gerente de qualidade.
Para aderir ao CGE ou ao Procem, os empresários interessados precisam acessar o site do PDF (www.fornecedores.ma.gov.br) e preencher um cadastro disponível na própria homepage do programa.