São Luís – O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, entidade do Sistema Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, quer aumentar o número de empresas industriais inovadoras no Maranhão. Esta semana, gestores de empreendimentos instalados em Caxias puderam conhecer o portfólio de serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pela entidade para aumentar a competitividade dos negócios locais. Uma das empresas visitadas pelo Senai foi a indústria de bebidas Brasil Kirin.
Dentre os suportes apresentados pelo diretor regional do Senai e superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, está o Edital Senai Sesi de Inovação, que este ano tem R$ 30,5 milhões destinados ao financiamento de projetos desenvolvidos em parceria com o Senai, com o Sesi e para bolsas de pesquisa em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Moura informou em Caxias que o edital será esmiuçado às indústrias em um workshop promovido pelo Senai na próxima quinta-feira, 15, na Casa da Indústria, em São Luís. Na oportunidade, haverá uma capacitação para os empresários habilitando-os na elaboração de seus planos de negócios, documento exigido este ano pelo edital para participação.
As empresas industriais FC Oliveira, Sincoplema, Embrasol, Velas São Francisco, Bionordeste e Cenol já confirmaram presença no workshop de inovação.
“Estamos reafirmando aqui em Caxias o nosso compromisso de dar suporte ao crescimento da indústria maranhense e garantir a competitividade das empresas do setor também com foco em tecnologia e inovação”, disse Marco Antonio Moura da Silva.
Qualificação – Para a área de educação profissional, carro-chefe do Senai em todo o Brasil, Marco Moura colocou a disposição das indústrias de Caxias as unidades móveis da entidade e firmou parceria com a Schincariol e também com a FC Oliveira para cursos in loco na área de automação, segmento de alta tecnologia, cuja unidade móvel foi adquirida recentemente pelo Senai Maranhão.
“Recentemente, o Senai recebeu uma nova unidade de Automação, onde irão funcionar, além da hidráulica e da pneumática, turmas de automação robótica".
Atualmente, o Senai possui oito unidades móveis para atendimento às indústrias no Maranhão. Quatro delas foram adquiridas em 2013 para cursos nas áreas de Construção Civil, Soldagem e Eletroeletrônica.
Além das móveis, nove unidades fixas estão em funcionamento no estado: quatro em São Luís, uma em Açailândia, uma em Bacabal, uma em Balsas, uma em Caxias e uma em Imperatriz, além de uma unidade remota em Rosário.
Até 2015, mais três unidades de educação profissional devem ser inauguradas, em Açailândia, São Luís e Rosário, além de um Instituto de Tecnologia em São Luís.
“As novas unidades móveis darão suporte à infraestrutura necessária para atendimento no estado como um todo”, afirmou o diretor regional.