Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Otimismo do empresário industrial melhora em agosto, diz índice


Data: 22 de agosto de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – Os empresários maranhenses apresentaram maior otimismo em agosto de 2013 frente ao mês passado. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial do Maranhão (ICEI-MA), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) nesta quinta-feira, 22. O registro foi de 59 pontos.

Segundo os empresários pesquisados, avanços nas condições das empresas de construção civil, de extração e transformação contribuíram para essa melhora.

Ainda assim, o índice é menor 4,4 pontos quando comparado a igual período de 2012, ressalta o estudo, que está disponível integralmente no site da Federação – www.fiema.org.br.

No Brasil e no Nordeste, o índice que mede o otimismo do empresário industrial evoluiu 2,6 pontos e 0,4 pontos, respectivamente, registrando 52,5 e 56,1 pontos.

Em uma análise por setor, observa-se que a avaliação da economia brasileira e do estado do Maranhão, em agosto, evoluiu na comparação ao mês anterior, mas não suficiente para caracterizar melhoria, visto que os índices permanecem abaixo dos 50 pontos.

Em relação às condições das empresas, somente nas de extração e transformação ocorreram melhorias, considerando que índice ficou acima dos 50 pontos (55,9 pontos).

“As expectativas de ambos os setores é de otimismo para os próximos seis meses, potencializado pelos últimos quatro meses do ano, sazonalmente bons”, revela o ICEI-MA.  

O estudo é realizado mensalmente pela Fiema – em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) – e obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às Condições Atuais e Expectativas dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.

O ICEI varia de 0 a 100 pontos. Valores acima dos 50 pontos indica empresário confiante.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste