Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Fiema participa da IV Conferência Estadual de Meio Ambiente


Data: 5 de setembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Cirilo Campelo Arruda, representou o presidente da entidade, Edilson Baldez das Neves, e o empresariado industrial maranhense, na abertura da IV Conferência Estadual do Meio Ambiente, que discute “Resíduos Sólidos” em São Luís.

“Debater resíduos sólidos é dever e responsabilidade de todos e o empresariado maranhense está empenhado em exercer suas atividades de forma sustentável”, afirmou Cirilo.

No evento, que encerra nesta quinta-feira, 5, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, serão apontados os delegados que irão representar o estado na Conferência Nacional, que acontece em outubro em Brasília. Do total, 12 são representantes do empresariado.

Os debates giram em torno de quatro principais temáticas: a produção e consumos sustentáveis, a geração de emprego e renda, a redução dos impactos ambientais e a educação ambiental.

A Lei 12.305/2010, que rege a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tem foco na sustentabilidade e no incentivo à reciclagem. Exige que estados e municípios tenham planos de gestão de resíduos sólidos e que as empresas também gerenciem seu lixo e apontem que destino será dado aos resíduos produzidos.

Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Victor Mendes, a participação dos empresários como membros da sociedade civil na conferência é importante para que a política seja efetivada.

“Seja pelo nicho de mercado, para administração dos aterros, onde o empresariado está sendo visto como uma solução para essa oportunidade, seja por entender que a discussão dessa temática é fundamental para a sociedade”, ressaltou o secretário.

Segundo Cirilo Arruda, todo o Sistema Fiema atua no sentido de estimular as indústrias a adotarem boas práticas na área de meio ambiente.

Para isso, tem em sua estrutura o Conselho Temático de Meio Ambiente, para atualizar os empresários sobre as questões socioambientais, por meio de palestras, reuniões, seminários e orientação jurídica na área.

Via Conselho, a Federação instituiu o Prêmio Fiema de Sustentabilidade Ambiental, cujas inscrições estão abertas no site da entidade www.fiema.org.br até o dia 21 de outubro. O Prêmio tem o objetivo de distinguir, divulgar e destacar ações, projetos e iniciativas realizadas pelo setor industrial, que representem resultados significativos para a melhoria da qualidade do meio ambiente.

“É compromisso da Fiema contribuir para o desenvolvimento do estado, olhando para as questões ambientais. Dessa forma, estamos participando desta conferência, trazendo contribuições para melhorar cada vez mais a política estadual de resíduos sólidos”, disse Cirilo.

Serviços Técnicos e Tecnológicos – Ainda na temática resíduos sólidos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entidade do Sistema Fiema, possui em sua estrutura suporte técnico de referência para atendimento de demandas ambientais associadas a requisitos legais e mercadológicos.

Dessa forma, pode apoiar as prefeituras maranhenses na elaboração de seus Planos de Gestão de Resíduos Sólidos, já que pela lei federal, os municípios devem ter seus planos implantados até agosto de 2014, e os documentos precisam ser aprovados ainda em dezembro deste ano.

O diretor regional do Senai e superintendente regional do IEL também participou da abertura da Conferência.

Também estiveram presentes na mesa de abertura, o diretor de Cidadania e Responsabilidade Socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, Geraldo Vitor de Abreu, o deputado estadual, Roberto Costa, o promotor de Justiça, Luís Fernando Cabral Barreto Jr., o secretário municipal de Urbanismo e Habitação de São Luís, Antônio Araújo Costa, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr., o vereador Fábio Câmara, representando a Câmara Municipal de São Luís, o professor José Augusto Silva Oliveira, magnífico reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o professor Marcos Barros, magnífico reitor do Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), o superintendente do Ibama no Maranhão, Pedro Leão, a presidente da Associação Comercial do Maranhão, Luzia Rezende, e o membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente, George Sousa (representando a sociedade civil organizada).

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste