Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Poder Jovem é tema central do 2º Seminário Estadual do ViraVida em São Luís


Data: 17 de setembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – O Conselho Nacional do SESI, por meio do Sistema Fiema e do Serviço Social da Indústria (Sesi) promoveu, nesta quarta-feira (11) o 2º Seminário Estadual ViraVida. Com o tema “Poder jovem: Inovar e transformar”, o evento foi realizado no auditório Alberto Abdalla, na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), localizado na Cohama.

Os 38 jovens e adolescentes da segunda turma do Programa no Maranhão realizaram várias apresentações, com o objetivo de chamar a atenção dos jovens e da plateia para o poder que o jovem tem dentro de si. Para isso, realizaram o projeto “Os 12 Passos Para Uma Vida Melhor”, baseado no Caminho do Desenvolvimento Humano, do educador Antônio Carlos Gomes da Costa.

A apresentação dos “12 Passos” foi levada para o público jovem em duas comunidades de São Luís escolhidas pelos alunos a fim de provocar o público sobre a importância de serem protagonistas de suas vidas.

“Queremos levar os 12 passos para outros jovens que não têm a oportunidade de receber essas informações em sala de aula, fazê-los enxergarem o mundo e o futuro de forma positiva”, contou W. W. R. S., aluno do ViraVida.

A cada apresentação realizada, a reação do público foi positiva “Aprendi que o meu ir depende muitas vezes de mim mesmo. Na verdade, preciso, primeiramente, confiar em mim para passar pelas batalhas e ir além. Foi muito bom, cada palavra, e cada apresentação”, comentou um aluno do 2º ano Matutino do EBEP/Sesi .

A coordenadora do ViraVida no Maranhão, Valéria Pereira, contou que as apresentações foram idealizadas, produzidas e encenadas pelos próprios alunos do programa. “Eles são autores de todo o trabalho desenvolvido por eles e apresentado no evento”, disse.

Após a apresentação dos alunos, o pedagogo Alfredo Costa, complementou o tema apresentado nos “12 Passos”, reforçando a importância dos jovens serem protagonistas de suas vidas e de projetos como o seminário.

A programação teve continuidade com a palestra da psicóloga Anna Kelly Ticianel Frota “O Valor dos Sonhos” e a presença de Romerito Lima, assessor de projetos do Conselho Nacional do Sesi.

O Seminário Estadual ViraVida foi planejado para fortalecer o trabalho desenvolvido ao longo do programa. As apresentações, inspiradas no tema central “Poder jovem: Inovar e Transformar”, visam propiciar o desenvolvimento de aspectos psicossociais, autonomia, elevação da autoestima, melhoria das relações interpessoais, criatividade e estratégias de participação, aspectos importantes para o desenvolvimento dos alunos do projeto.

O evento fez parte da etapa preparatória para o encontro nacional do Programa ViraVida, que acontecerá entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro, em Brasília e reunirá cerca de 500 alunos, além de técnicos, coordenadores e representantes do Sistema S, governo, entidades públicas, privadas e não governamentais de todo o País.

ANÚNCIO

Na abertura da ação, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, anunciou que outras cidades do Maranhão receberão o Programa ViraVida. Segundo o presidente da Fiema, os técnicos do Sesi estão delineando um projeto para que o ViraVida possa funcionar em outras cidades do estado.

“O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli, já garantiu que há recursos para instalarmos o Programa ViraVida, que atende jovens de 16 a 21 anos em situação de vulnerabilidade, violência e exploração sexual. Hoje o programa funciona apenas em São Luís”, afirmou.

PROGRAMA

O Programa ViraVida foi idealizado há três anos depois que Jair Meneghelli viu como era operado um esquema de exploração sexual, em Fortaleza. Ele contou que, ao chegar em Brasília, mobilizou a sua equipe para encontrar uma forma de ajudar a mitigar o problema. “A operação que vi em Fortaleza funciona como uma rede de exploração e o que estamos fazendo é criar uma rede de proteção para as crianças que estão nesta situação”, afirmou.

Hoje, o ViraVida já atendeu mais de 3,7 mil jovens em situação de vulnerabilidade social em 21 cidades de 17 estados. O programa chegou no Maranhão em outubro de 2011, com uma turma de 49 alunos, dos quais 43 se formaram e, atualmente 26 estão no mercado de trabalho.

Este ano, uma segunda turma foi iniciada com 48 alunos e hoje conta com 38 alunos inscritos. Eles estão divididos em duas turmas: uma de “auxiliar administrativo”, ministrado por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outra de “gestão e negócios”, ministrada pelos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste