Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Casais inscritos na Ação Global 2013 participam de Casamento Comunitário


Data: 16 de setembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

 

São Luís - Quando o jardineiro Lorivaldo de Souza Sobral, 40, e a doméstica Eva Porto da Silva, 38, chegaram ao campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em busca do atendimento médico oferecido durante a Ação Global 2013 - ação social organizada pelo Sistema Fiema, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi), e pela afiliada da Rede Globo, TV Mirante - eles não sabiam que estavam abertas inscrições para o Casamento Comunitário, projeto social realizado pela Corregedoria Geral de Justiça do Maranhão (CGJ-MA) em parceria com diversas instituições.

“Assim que ficamos sabendo que poderíamos nos inscrever, conversamos e decidimos que era chegada a hora de casarmos. Depois que fizemos os atendimentos médicos, fomos em casa buscar nossos documentos. Voltamos a tempo de nos inscrever”, lembrou Eva.

Moradores do Sá Viana, bairro localizado atrás do campus da UFMA, o casal já mora junto há cerca de 20 anos e tem três filhos – a mais velha tem 20 anos, o do meio tem 19, e o mais novo, tem 16. Eles formam um dos 834 casais que oficializaram a sua união no Fórum Sarney Costa, no último sábado (14). Os casais se inscreveram na Ação Global 2013, em uma ação social do Rotary Clube, no ano passado, e na própria Corregedoria.

A rápida cerimônia civil de casamento de Lorivaldo e Eva foi realizada pelos juízes Kátia Dias, da 3ª Vara do Tribunal do Juri, e pelo juiz André Santos, da 2ª Vara da Açailândia. A dupla de magistrados fazia parte do grupo de 150 juízes de todo o estado que participaram da ação. “Estamos muito felizes e realizando um sonho”, disse a doméstica.

Junto com Lorivaldo e Eva, se casaram a também doméstica Raimunda B. Martins Feitosa, 52, e o pedreiro Almir Feitosa, 52, vizinhos do casal morador do Sá Viana. Eles ficaram sabendo que as inscrições estavam abertas por Eva. “Vamos todos comemorar juntos”, afirmou Almir.

Segundo a coordenadora de Educação do Sesi, Ivaneide Giacomini da Cruz, que representou a instituição no Casamento Comunitário, a união dos esforços dos parceiros deu resultado. “A Ação Global é uma ação social de grande abrangência, que articula esforços de diversas entidades para oferecer serviços que a população não tem acesso fácil no seu dia a dia. A parceria com a Corregedoria do TJ vem de longa data, sempre dando resultados excepcionais. Para constatar isso basta olhar para o rosto dos que casaram hoje”, afirmou.  

O desembargador Cleones Cunha, corregedor geral de Justiça do Maranhão, reforçou a importância da parceria com o Sesi. “Parcerias são sempre importantes para a realização de projetos sociais. O Casamento Comunitário é um projeto social desenvolvido pela Corregedoria. O Sesi é um destes importantes parceiros que temos. O resultado são ações de grande alcance como esta que estamos fazendo hoje”, afirmou o desembargador.

Ainda de acordo com a CGJ-MA, a cerimônia comunitária realizada no Fórum Sarney Costa neste último sábado (14) deverá ser a única do tipo que acontecerá na capital em 2013. 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste