São Luís - O Sistema Fiema – formado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela própria Federação - estará presente na XIII Feria do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp). Para isso a entidade empresarial está montando um stand com 18 metros quadrados, onde serão apresentados os serviços e produtos oferecidos ao mercado pelas quatro casas que compõe o Sistema Fiema.
Na participação do Sistema Fiema, ainda estão previstas quatro palestras, uma oficina e um minicurso realizados por técnicos do Senai e do Sesi, todas as atividades acontecerão no Centro de Convenções de Imperatriz.
A programação do Sistema Fiema na XIII Fecoimp começa ainda antes da abertura do evento, no dia 16 de setembro, com a palestra “Qualidade nos produtos da indústria da cerâmica vermelha” e a oficina “Manutenção mecânica: as novas tecnologias aplicadas”. No dia seguinte, haverá a palestra “Eficiência energética e qualidade de energia”. As três ações serão realizadas por técnicos do Senai.
Já no dia 19 de setembro, está prevista a palestra “Situação da economia e perspectivas”, no auditório do Centro de Convenções. No dia 20 de setembro, no Palácio do Comércio, será ministrada a palestra “Gestão de resíduos sólidos, condicionantes do licenciamento ambiental”.
A participação do Sistema Fiema se encerra com as oficinas do Programa Sesi Cozinha Brasil, que fará minicursos para ensinar o preparo de alimentos de forma inteligente e sem desperdícios, combinando três ingredientes para uma boa refeição: qualidade, economia e sabor. A ação acontecerá no Sesi de Imperatriz entre 23 e 27 de setembro.
Além desta programação, a Fiema ainda participará das atividades e ações promovidas pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), cuja gestão é compartilhada entre a própria Federação e o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Indústria e Comércio (Sedinc).
Na programação do PDF, além do stand de nove metros quadrados - onde há a previsão de serem feitas apresentações das suas ações e de seus subprogramas - ainda está programada a visita do Conselho Gestor do Programa, formado por representantes da empresas Vale, Alumar, Cemar, Solar, MPX e Ceste, ao canteiro de obras da Suzano Papel e
Celulose.