Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Programa ViraVida será ampliado para o interior do estado


Data: 16 de setembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

 São Luís - O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, anunciou que outras cidades do Maranhão receberão o Programa ViraVida, do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), que atende adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social e que sofreram violência sexual.

O anúncio foi feito durante a abertura do Seminário Estadual ViraVida, que este ano tem como tema “Poder Jovem Inovar e transformar”, que aconteceu no auditório Alberto Abdalla, na Cohama. Segundo o presidente da Fiema, os técnicos do Sesi estão delineando um projeto para que o ViraVida possa funcionar em outras cidades do estado.

“O presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli, já garantiu que há recursos para instalarmos o Programa Vira Vida, que atende jovens de 16 a 21 anos em situação de vulnerabilidade, violência e exploração sexual. Hoje a o programa funciona apenas em São Luís”, afirmou.

Um bom exemplo dos bons resultados conseguidos pelo programa é o jovem N.S.D. Até entrar para o Programa ViraVida, ele passava os dias sem fazer nada. Sem ter completado o ensino médio, ele não tinha oportunidades e também não via muita perspectiva de mudança de vida. N. é um dos jovens de 16 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social que fazem parte do programa ViraVida, na capital.

O ViraVida fez com que N. mudasse a forma com que ele enxerga o seu futuro. “No começo achava que entrar no curso seria uma maneira fácil de ganhar dinheiro por causa da bolsa que o programa dá. Depois da primeira semana, vi que haviam outras possibilidades e um novo mundo se abriu para mim. Agora estou me capacitando para entrar no mercado de trabalho. Quero que as pessoas tenham orgulho de mim”, disse o rapaz.

Dentro da temática do Seminário, os jovens da segunda turma do ViraVida, levaram diversas mensagens de otimismo e sobre o tema central da ação. “A juventude não perdeu a esperança de mudar o mundo para melhor”, afirmou a adolescente J. Ela mesma quando entrou no Programa, tinha uma situação de vulnerabilidade social que a levou a ser explorada sexualmente. “Mas é preciso ter atitude diante da vida e não se deixar levar. O Programa ViraVida fez esta transformação na minha vida”, completou.

PROGRAMA

O Programa ViraVida foi idealizado há três anos depois que Jair Meneghelli viu como era operado um esquema de exploração sexual, em Fortaleza. Ele contou que, ao chegar em Brasília, mobilizou a sua equipe para encontrar uma forma de ajudar a mitigar o problema. “A operação que vi em Fortaleza funciona como uma rede de exploração e o que estamos fazendo é criar uma rede de proteção para as crianças que estão nesta situação”, afirmou.

Hoje, o ViraVida já atendeu mais de 3,7 mil jovens em situação de vulnerabilidade social em 21 cidades de 17 estados. O programa chegou no Maranhão em outubro de 2011, com uma turma de 49 alunos, dos quais 43 se formaram e, atualmente 26 estão no mercado de trabalho.

Este ano, uma segunda turma foi iniciada com 48 alunos e hoje conta com 38 alunos inscritos. Eles estão divididos em duas turmas: uma de “auxiliar administrativo”, ministrado por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e outra de “gestão e negócios”, ministrada pelos instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac).

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste