São Luís – Os empresários industriais maranhenses mantiveram-se otimistas em setembro de 2013. É o que diz o Índice de Confiança do Empresário (ICEI-MA), pesquisa mensal elaborada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com a CNI – Confederação Nacional da Indústria. O registro foi de 59,6 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos, e reafirma os bons números mostrados desde julho pelo estudo.
Na comparação com igual período de 2012, o índice do Maranhão foi menor em 2,6 pontos. No Brasil e Nordeste, também houve melhora no indicador de confiança, respectivamente, 54,2 pontos (1,7 acima de agosto) e 56,9 (0,8 acima do mês anterior).
O índice de confiança da construção civil, que em setembro foi de 57,8 pontos, vem se mantendo acima dos 50 pontos. O otimismo é mais por influência das expectativas dos empresários do que da avaliação das condições atuais em relação à economia brasileira.
Ressalte-se que o ICEI é obtido a partir da ponderação dos resultados referentes às ‘Condições Atuais e Expectativas’ dos empresários em relação à economia brasileira, o estado e a empresa.
Ainda em relação às condições, é constante a avaliação de piora (índices abaixo dos 50 pontos), seja em relação à economia ou ao estado, com exceção das condições das indústrias de extração e transformação, que desde agosto apontam melhora (acima dos 50 pontos).
Quanto às expectativas, em ambos os setores os índices tiveram elevação frente a agosto, mostrando que os empresários apostam nos três últimos meses do ano.
Os dados do ICEI-MA foram coletados no período de 1º a 12 de setembro de 2013 junto a empresas de Construção Civil e indústrias Extrativas e de Transformação.