São Luís - A secretária municipal de Fazenda, Suely Bedê, anunciou que a prefeitura reativará o Fórum do IPTU e que criará o Fórum Permanente de Micro e Pequena Empresas ainda este ano. O anúncio foi feito durante uma reunião do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa (Copem) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
O Fórum do IPTU terá representantes das entidades empresariais, como a Fiema e Associação Comercial do Maranhão (ACM), para discutir o principal imposto municipal, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). “A ideia é dar transparência para os cálculos do imposto. A sociedade precisa saber como chegamos aos valores”, comentou a secretária de Fazenda.
A previsão é que ainda este ano o Fórum do IPTU inicia as reuniões para discutir como o imposto será cobrado em 2014. “Até novembro deveremos ter uma reunião”, assegurou a secretária.
Já o Fórum Permanente de Micro e Pequena Empresas foi pensado para ter duas reuniões ordinárias por ano, para que os empresários possam colocar suas dificuldades e propostas para o poder público municipal. “ A lei que cria o fórum já está sendo analisada na Prefeitura”, disse Suely Bedê.
Para o presidente do Copem, Celso Gonçalo, a iniciativa da prefeitura é bem vinda. “Vamos com bons olhos a criação do Fórum Permanente de Micro e Pequena Empresas e a reativação do Fórum do IPTU. O poder público tem que ajudar os empresários a prosseguir com o seus negócios”, comentou.
Estiveram presentes o superintendente da Fiema, Albetino Leal; o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), Pedro Robson de Holanda; o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de São Luís (Sindimetal), João Carlos Magalhães, e empresários de diversos segmentos da indústria maranhense.