Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Sistema Fiema lança hotsite da segunda edição do Indústria de Talentos


Data: 16 de outubro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís - O hotsite da segunda edição do Indústria de Talentos já está no ar. Marcado para acontecer de 6 a 8 de novembro, na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Fiema, na Cohama, a ação terá como foco a discussão sobre Educação e Inovação, voltada para o atendimento e formação de mão de obra qualificada e o incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias e processo inovadores.

No hotsite, os estudantes e profissionais interessados em participar da ação podem conferir a programação, e de cada uma das ações que comporão o Indústria de Talentos: o 7º Encontro Maranhense de Estágio; o Desafio de Ideias; a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento; Mostra Inova Senai, etapa regional e o Espaço Sesi Cultura. para acessar o hotsite, basta entrar no endereço eletrônico www.fiema.org.br e clicar no banner do Indústria de Talentos. 

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, afirmou que o Projeto Indústria de Talentos reflete o planejamento estratégico do Sistema Fiema. “Ao implementarmos este projeto estamos contribuindo para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado com intuito de favorecer a inovação e o desenvolvimento tecnológico e o empreendedorismo, buscando criar uma ambiente favorável para diminuirmos a diferença entre oferta e demanda por profissionais qualificados em todos os níveis para a indústria maranhense”, afirmou o presidente da Fiema.  

Nesta edição, os estudantes e profissionais poderão conhecer também os serviços e produtos oferecidos pelo Sistema Fiema, que é formado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e pela própria Federação.

Estágio

Além de ver a programação da segunda edição Indústria de Talentos, no hotsite os estudantes poderão se inscrever para o 7º Encontro Maranhense de Estágio, que é um ciclo de palestras direcionadas para o desenvolvimento de competências, voltadas para estudantes de cursos técnicos ou superior, profissionais de RH, representantes de empresas e representantes de instituições de ensino.

As palestras acontecerão de 8h as 18h, no Auditório Alberto Abdala, o qual tem capacidade para 500 participantes. Para participar do 7º Encontro Maranhense de Estágio, os interessados deverão realizar sua pré-inscrição pelo hotsite do Indústria de Talentos e confirmá-la entregando dois quilos de alimentos não perecíveis (exceto sal), os quais serão doados à instituições beneficentes. No momento da inscrição, o participante deverá indicar o dia que gostaria de assistir às palestras.

“Com esta iniciativa, queremos contribuir para diminuir o déficit de mão de obra qualificada que há no estado hoje. Temos certeza que com este projeto estamos contribuindo para o fortalecimento da indústria, ao promover a educação profissional focada nas necessidades atuais e futuras do mercado”, disse o diretor regional do Senai e superintendente do IEL, Marco Antonio Moura, que é coordenador geral do Indústria de Talentos.

Antecedentes

O Indústria de Talentos está em sua segunda edição e na sua primeira edição, realizada em 2012, foi composto pelo 6º Encontro Maranhense de Estágio e a 1º Feira de Profissões para a Indústria e aconteceu no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Na oportunidade, além de palestras e orientações sobre mercado de trabalho, as indústrias e instituições de ensino tiveram um espaço reservado para apresentação de suas demandas e ofertas, assim como, para o incentivo à formação de profissionais voltados para as necessidades das indústrias.

Na 1ª Feira de Profissões, cinco empresas industriais maranhenses – Alumar, Cemar, MPX, Vale e Renosa – participaram com estandes, onde apresentaram suas previsões de demandas por profissionais, ofertas de estágio futuras e seus programas de contratação de pessoal e de estagiários.

A ação também teve stands de cinco instituições de ensino técnico e superior (Senai, Uniceuma, Ufma, Ifma e Senac);  três secretarias estaduais (Seduc, Sedinc e Sectec), do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF)  e da Caixa Econômica Federal.

Nesta primeira edição, mais de 6 mil estudantes do ensino médio e superior, da rede pública e privada de ensino, bem como profissionais de diversas áreas participaram da ação. Além disso, foram aplicados 1.958 testes vocacionais e, como inscrição para as palestras, 3.120 quilos de alimentos foram arrecadados e doados à instituições de caridade.  

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste