Açailândia - O Sistema Fiema é um dos patrocinadores do 6º Workshop Empresarial de Açailândia, que ocorre de 16 a 18 de outubro. A entidade empresarial montou um estande para divulgar as ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), que é gerenciado em parceria com o Governo do Maranhão, desenvolvidos na região sudeste do estado. O evento é promovido pela Associação Comercial e Industrial de Açailândia (Acia).
Dentre os produtos do Sistema Fiema apresentados no workshop, estavam os cursos de iniciação, qualificação e técnicos que o Senai oferece no Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Açailândia e o subprograma do PDF Capacitação Empresarial em Gestão (CGE), que tem uma turma sendo formada na cidade.
“Açailândia é uma das cidades maranhenses que tem o maior potencial de crescimento econômico do Maranhão. Há investimentos de vulto sendo feitos na cidade e o Sistema Fiema está atento à estes movimentos. O PDF está se tornando mais presente na região e está trazendo um segundo subprograma, o CGE, para a oferecer aos empresários da cidade e o Senai e o Sesi estão ampliando a capacidade de atendimento, pela construção de novas instalações na cidade”, comentou o coordenador do PDF, Carlos Jorge Macedo, que na ocasião da abertura do 6º Workshop de Empresarial de Açailândia, representou o Sistema Fiema.
SUSTENTABILIDADE
No estande, foi apresentado o protótipo de uma lixeira para resíduos sólidos, feita pelos alunos do Senai a partir de sucata, e que pode ser usada na indústria para facilitar o recolhimento de sobras de produção industrial ou simplesmente para o lixo doméstico. O diferencial do equipamento, é que, além de ter sido feito com sucata, é que possui articulações que facilitam o recolhimento do seu conteúdo.
Além disso, o Senai ainda disponibilizou duas palestras para os participantes do 6º Workshop de Empresarial de Açailândia. A primeira - “Eficiência energética e qualidade da energia” – foi realizado no dia da abertura do evento, quarta-feira (16), enquanto a segunda – “Gestão de resíduos sólidos” - que aconteceu nesta sexta-feira (18).
“Estes cursos foram ministrados pelos nossos instrutores e foram planejados a partir de necessidades expostas pelos empresários locais”, afirmou a gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Açailândia, Edilene Pereira.