Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Senai forma turmas de civis e militares em parceria com DPE e SSP


Data: 4 de novembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís - Cerca de 100 alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) receberam certificados de conclusão de curso em São Luís. Os formandos fazem parte de vários convênios de parceria com o poder público firmados com instituição de ensino técnico. Entre os concludentes haviam militares e civis que foram formados nos cursos de eletricidade predial básica, pintor de obra e instalador hidráulico.

“Faz parte da missão do Senai qualificar os maranhenses para que eles possam ter a oportunidade de participar do crescimento econômico que vivemos e oferecer condições para que as pessoas que vivem no Maranhão possam buscar qualidade de vida”, disse o diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura da Silva.    

No Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT)Raimundo Franco Teixeira, localizado no Monte Castelo, 10 alunas que passaram por situações de violência doméstica receberam  certificados de conclusão do curso de iniciação a eletricidade predial básica, com 160 horas de duração.

Esta turma é resultado de uma parceria firmada com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE). Segundo o defensor público geral do Maranhão, Aldy Melo de Araújo Filho, a turma resultado das inúmeras parcerias que a DPE firmou em 2013 com o Sistema Fiema, por meio do Senai.

“Temos uma grande parceria com o Sistema Fiema, que tem alcance social extenso. Aqui temos uma turma do Programa Capacitar e com o Senai ainda temos a o programa Jovem Cidadão. Com o Serviço Social da Indústria ainda temos o programa Pai Legal. Parcerias com estas são fundamentais e imprescindíveis no combate a desigualdade social”, afirmou Melo.

 

MILITARES

O Senai também certificou 90 alunos, entre oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB), oficiais da Polícia Militar (PM) e pessoas da comunidade em cursos de qualificação na área de Construção Civil. A ação faz parte do convênio entre a instituição de ensino profissional e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). 

Os concludentes receberam certificados nos cursos de pintor de obras, pedreiro de alvenaria, mecânico de refrigeração doméstica e bombeiro hidráulico. A solenidade de certificação aconteceu no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís (DTCEA-SL), instalação da FAB localizada no Aeroporto Hugo da Cunha Machado.

O gerente do Centro de Educação Profissional de Ações Móveis do Senai Distrito Industrial, Taici Gamero, explicou que parte das aulas práticas aconteceram nas próprias sedes do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e do DTCEA SL. “Os alunos da turma de pintor de obra praticaram pintando o prédio do CFAP. Os de bombeiro hidráulico recuperaram a instalação hidráulica do Destacamento da FAB”, contou.

O secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Antônio Roberto de Moraes, representou o órgão estadual na ocasião.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste