Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Indústria de Talentos encerra na Fiema e classifica alunos e instrutores para competições nacionais


Data: 11 de novembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – Com a participação de cerca de 7 mil pessoas, encerrou na última sexta-feira (8), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a segunda edição do Indústria de Talentos, promovido pelo Sistema Indústria do Maranhão, formado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e a própria Fiema.

Foram três dias e cinco ações de educação e inovação, todas voltadas ao incentivo a qualificação de mão de obra local, de acordo com as necessidades das indústrias maranhenses, e ao estímulo de novas tecnologias no estado. Foram elas: 7º Encontro Maranhense de Estágio, etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento e da Mostra Inova Senai, Desafio de Ideias e Espaço Sesi Cultura. No total, 205 competidores e avaliadores participaram das competições. 

Os alunos que venceram a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai e da mostra Inova Senai, irão representar o Maranhão nas etapas nacionais dessas competições, que acontecem em Belo Horizonte, Minas Gerais, em setembro de 2014.

“Nossos alunos do Senai demonstraram todo o potencial do ensino técnico oferecido pelo Senai e estão de parabéns pelo desempenho e pela garra com que disputaram suas provas. A indústria do nosso estado precisa de profissionais cada vez mais qualificados e esse é o objetivo das ações da Fiema, tornar as nossas indústrias mais competitivas, e isso passa pela formação de vocês”, afirmou o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, na solenidade de encerramento, no pátio da Casa da Indústria Albano Franco. 

O presidente ainda destacou a parceria do Senac, representado no evento pelo diretor regional, José Aírton Batista. O Senac foi co-realizador da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento, junto com o Senai, torneio em que alunos das duas entidades disputam nas ocupações que escolheram para estudar, provas semelhantes as encontradas no dia a dia do mercado do trabalho. 

Olimpíada do Conhecimento do Senai

A ex-aluna do curso técnico de Vestuário do Senai, Andressa Pinto Santana, de 19 anos, do Centro de Educação Profissional e Tecnológica Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, foi uma das vencedoras da Olimpíada do Conhecimento, fase estadual.

A prova dela consistiu em produzir duas blusas femininas para a área industrial, em um tempo de oito horas para cada projeto teste. A avaliação leva em conta a capacidade técnica do competidor, mas também agilidade, tomada de decisão, postura no trabalho, dentre outros fatores. 

“Depois de viver muitas dificuldades, muitas horas de treinamento, isso tudo foi revertido nesse momento positivo. A sensação é a melhor possível”, disse Andressa. Ela vai representar o Maranhão na etapa nacional da OC, na ocupação Confecção de Roupas. 

Outro ganhador que vai competir nacionalmente com alunos de cursos técnicos do Senai de todo os Brasil em 2014 é o deficiente visual, José Maurício Nunes Santos, 21, que venceu na ocupação Soluções de Software para Pessoa com Deficiência. “Estou muito feliz e muito emocionado por participar de um evento como esse”, disse o competidor, que além da medalha, ganhou um beijo demorado da namorada. “Estou muito orgulhosa dele”, disse ela. 

No total, 14 alunos do Senai e 2 do Senac se classificaram para a edição nacional, depois de resolverem provas similares às encontradas dentro do ambiente de trabalho. Eles disputaram nas ocupações de Aplicação de Revestimento Cerâmico, Soldagem, Marcenaria, Soluções de Software (também para Pessoa com Deficiência), Caldeiraria, Tornearia, Redes PC, Design Gráfico, Panificação, Construção em Alvenaria, Eletricidade Predial, Tecnologia da Moda, Costura de Roupas, Serviço de Restaurante (Senac) e Cozinheiro (Senac).

Ainda na Olimpíada do Conhecimento, o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Senai (Cepte) Imperatriz, recebeu prêmio de melhor escola dentre as oito que estavam participando da Olimpíada do Conhecimento e o aluno Aírton Pereira de Sousa, fez a melhor pontuação na ocupação Solução de Softwares (Tecnologia da Informação). 

Desafio de Ideias

Já no Desafio de Ideias, três equipes venceram depois de serem desafiadas pelas empresas Companhia Energética do Maranhão (Cemar), cerâmica BB Mendes e Psiu (Refrinor), a apresentarem soluções tecnológicas para problemas das empresas. Os desafios foram, respectivamente: criar proteção para postes contra colisão de veículos; melhorar a eficiência na trinca dos blocos cerâmicos no processo de fabricação; e melhorar a venda do produto Psiu Amazon no Maranhão. 

“Nosso foco foi no processo de homogeneização da massa, mas também sugerimos inovações no maquinário utilizado para o corte dos blocos de cerâmica e também na secagem, tudo para reduzir a trinca, que segundo nos repassou a empresa, chega a 60% do total que é produzido”, explicou Ulissys Martins Serra, aluno do curso de Tecnologia da Informação do Cepte Monte Castelo. 

Na hora da premiação, o diretor regional do Senai e superintendente regional do IEL, Marco Antonio Moura da Silva, articulador do Indústria de Talentos, parabenizou os competidores do Desafio de Ideias e informou que todas as empresas participantes se propuseram a adotar os projetos sugeridos pelos alunos.

“Os próprios empresários da Cemar, Psiu e BB Mendes garantiram que irão utilizar as soluções apresentadas pelos alunos, o que nos deixa muito orgulhosos, sabendo que, de fato, estamos contribuindo com a indústria maranhense, agregando cada vez mais conhecimento e experiência à vida dos nossos alunos e formando profissionais criativos e inovadores para o mercado”, disse Marco Moura. 

Inova Senai

Também foram premiados os três primeiros colocados na mostra Inova Senai, exposição de projetos inovadores nas categorias Produto, Processo e Serviço Inovador, desenvolvidos por instrutores e alunos do Senai.

Os instrutores do Senai Imperatriz, Jefferson Pacheco Silva e José da Costa Pimentel Neto, foram premiados na categoria Serviço Inovador. O projeto deles foi desenvolvido para reduzir os custos de energia elétrica e otimizar o funcionamento de máquinas e equipamentos nas unidades do Senai de todo o Maranhão. 

“É um projeto de eficiência energética. Na primeira fase, analisamos todas as contas das unidades do Senai. Agora, verificaremos todas as instalações elétricas. Estamos muito felizes em representar o Senai Maranhão na edição nacional”, afirmou José Pimentel Neto.

Talentos

O Indústria de Talentos foi criado para incentivar a formação de jovens maranhenses na carreira técnica. Para isso, o Sistema Fiema garantiu a visitação de mais de 4 mil estudantes de 24 escolas de Ensino Médio de São Luís.

“Eu achei muito interessante. A gente passa a ter um olhar diferente para a indústria. Vê que não só máquinas e que é preciso ter uma qualificação para trabalhar nessa área”, surpreendeu-se o aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Liceu Maranhense, José Nelson Barros Mesquita, de 16 anos. 

“Queremos que esses jovens se encantem pela área técnica, visualizem em todas essas ações do Indústria de Talentos, as oportunidades que existem no mercado de trabalho e possam se qualificar no que realmente a indústria precisa”, afirmou Marco Moura.

O Indústria de Talentos é ação do Sistema Fiema, com patrocínio da Alumar, Grupo Atlântica, Grupo BB Mendes, Cemar, Ceuma, Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Elétrica Visão, Suzano Papel e Celulose, refrigerantes Psiu, Sincoplema, Sinduscon, Sincopem, Sindileite, Sindipan, Sebrae, da Fecomércio, do Senac, do governo estadual por meio das secretarias de estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio; de Educação; Ciência e Tecnologia, Fapema, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Confira fotos dos três dias do Indústria de Talentos no Facebook do Sistema Fiema (Facebook l Sistema Fiema).

Saiba mais sobre as cinco ações simultâneas do Indústria de Talentos:

Desafio de Ideias: Competição de projetos entre grupos de alunos de cursos técnicos do Senai. O objetivo será fomentar a criatividade e a inovação na resolução de desafios propostos por indústrias maranhenses.

Mostra Inova Senai - Etapa Estadual: Espaço destinado a apresentação de projetos inovadores desenvolvidos por instrutores e alunos do Senai e Senac.

Encontro Maranhense de Estágio: 7ª edição do evento, já consolidado como momento para difusão de informações sobre desenvolvimento de carreiras, mercado de trabalho e estágio.

Olimpíada do Conhecimento - Etapa Estadual: Competição entre alunos do SENAI, na qual os participantes realizarão tarefas similares às desempenhadas nas indústrias.

Espaço Sesi Cultura: Espaço destinado para atrações culturais, com muita animação, cultura e lazer.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste