Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Fórum do Sesi discutirá saúde e segurança no trabalho


Data: 26 de novembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – O Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de acidentes laborais, segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência. Reduzir este número é a melhor forma de aumentar a qualidade de vida dos seus trabalhadores e a satisfação da sua equipe, orienta o Serviço Social da Indústria (Sesi).

No Maranhão, foi retratada recentemente na imprensa a preocupação com o número de acidentes de trabalho na capital São Luís, especialmente entre os trabalhadores que atuam na indústria da Construção Civil.

Nesse sentido e também para por em debate temas que envolvem o estímulo à adoção de hábitos saudáveis e a questão do álcool e drogas dentro das empresas industriais, o Serviço Social da Indústria (Sesi) realiza  nesta quinta-feira, 21, de 8h30 às 18h30, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o II Fórum de Qualidade de Vida.

“O Sesi acredita na qualidade de vida como essência para o desenvolvimento da indústria. Ambientes de trabalho seguros e saudáveis favorecem a produtividade e o crescimento das empresas e das pessoas”, afirmou Roseli Ramos de Oliveira, superintendente regional do Sesi.

De acordo com dados da entidade, comprovadamente, os ganhos das indústrias que investem em qualidade de vida estão refletidos, concretamente, na redução de gastos com doenças e acidentes de trabalho, redução do absenteísmo, aumento da produtividade, dentre outras consequências.

O objetivo do evento é sensibilizar a indústria maranhense para a criação de um novo ambiente de trabalho, que seja motivador e incentivador às mudanças de comportamento, atitudes e práticas para adoção de estilo de vida saudável, saúde e segurança no trabalho.

Programação – Para o Fórum, o Sesi-MA convidou especialistas nacionais que trarão dados, pesquisas e estatísticas para embasar a importância de potencializar as ações de qualidade de vida dentro das empresas brasileiras.

Um deles é o médico especialista e pesquisador em Saúde Pública e em Saúde Ocupacional de São Paulo, René Mendes, que defenderá em sua palestra que “Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho são Possíveis”.

Do evento, também participam os técnicos Georgia Antony e Hercules Romualdo Dias, do Departamento Nacional do Sesi, de Brasília, que falarão sobre “Panorama de qualidade de vida nas organizações e competitividade” e “Gestão de segurança no trabalho como fator de qualidade de vida”.

As discussões da tarde serão abertas com uma aula de ginástica ministrada por um arte-educador do Sesi.

Às 14 horas, começa a mesa redonda “A questão do álcool e drogas para o desenvolvimento das organizações”, com os médicos Luiz Alberto Chaves de Oliveira, especialista no assunto e em psiquiatria da infância e adolescência; Marcelo Soares Costa, da Secretaria Estadual de Saúde e o psiquiatra Ruy Palhano. A mesa será mediada pela coordenadora de Qualidade de Vida em Estilo de Vida Saudável e Responsabilidade Social do Sesi-MA, Rita Samara.

Em seguida, a coordenadora de Inovação e Desenvolvimento em Qualidade de Vida do Sesi Santa Catarina, Greice Bordignon, ministra a palestra “Alimentação Saudável na Indústria é possível?”.

O Fórum encerra com a palestrante “Top of Mind Estadão de RH”, Leila Navarro, cuja exposição abordará os temas “Criatividade, Inovação, Ousadia & Mudança”. Leila atua há mais de 14 anos no mercado de palestras, com carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Angola e Portugal. Nos últimos anos tem feito apresentações trimestrais na Espanha e em Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros.

O evento é destinado a um público diverso que inclui empresários do setor industrial, gestores de recursos humanos, gestores e técnicos de segurança e saúde no trabalho, de controle de produção e qualidade das empresas industriais e de responsabilidade social empresarial corporativa.

Foram convidados ainda, profissionais que atuam na área de esporte, educação, cultura, lazer, alimentação e nutrição na indústria e profissionais da academia, além de especialistas nas áreas de abrangência dos temas do evento.

O Fórum de Qualidade de Vida também foi realizado nos dias 19 de novembro, em Caxias, e 20 de novembro, em Bacabal.

 

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste