Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Fórum atrai centenas de pessoas para discussão de saúde, segurança no trabalho e estilo de vida


Data: 26 de novembro de 2013
Crédito: Ascom/Fiema

São Luís – Criar ambientes de trabalho com menos estressores para os trabalhadores que atuam na indústria, investindo em qualidade de vida como elemento estratégico para o desenvolvimento dos negócios: são norteadores que só terão efeito, se o gestor da empresa der o exemplo e “vestir a camisa” da causa.

“O gestor deve assumir e defender esse investimento como uma necessidade para o crescimento da empresa, com influencia direta na produtividade do trabalhador e, portanto, para o sucesso do negócio”, afirmou o especialista em Desenvolvimento Industrial do Sesi Nacional, Hercules Romualdo Dias, um dos palestrantes nacionais da 2ª edição do Fórum de Qualidade de Vida do Trabalhador, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) do Maranhão nesta terça-feira, 21, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

O evento foi aberto pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Sesi, Edilson Baldez das Neves, com o objetivo de sensibilizar a indústria maranhense para a criação de um novo ambiente de trabalho, que seja motivador e incentivador às mudanças de comportamento, atitudes e práticas para adoção de estilo de vida saudável, saúde e segurança no trabalho.

“Fizemos questão de trazer especialistas de renome, assim como no primeiro Fórum, para discutir qualidade de vida com as empresas maranhenses, pois acreditamos que o desenvolvimento dos nossos trabalhadores e das nossas indústrias passa por esse investimento e por essa discussão”, destacou Baldez.

Para o especialista do Sesi Nacional, esse é um processo de mudança que exige atitude do dono da empresa e, mais do que isso, depende de uma série de fatores e vai desde selecionar e capacitar pessoas com perfil para trabalhar essa área dentro da empresa, até a implantação de uma política com diretrizes claras sobre qualidade de vida.

“O trabalhador não é como um jogador de futebol, que se você perde, pode lançar mão do reserva. Na indústria, se um funcionário seu sai, você perde mais de 50%, quando não, 100% da sua força de trabalho. É preciso zelar por esse trabalhador, investir nele. É uma questão que vem desde o respeito aos direitos das pessoas e da observação das necessidades humanas”.

Para Roseli Ramos, superintendente regional do Sesi-MA, o capital humano é o bem maior de qualquer empresa. “Hoje, o maior desafio é ter consciência desse valor. O empresariado maranhense tem despertado cada vez mais para isso. O Fórum funciona como um instrumento para informar e disseminar a importância da qualidade de vida para o sustento das empresas nesse mercado competitivo que nós temos aí”, ressaltou.

Nesse sentido, o Sesi possui uma série de serviços (consultorias, assessorias, implantação de programas e projetos) que auxiliam as industrias tanto na promoção da qualidade de vida pela via da saúde e segurança do trabalhador, como com ações de esporte, lazer, educação e responsabilidade corporativa.

Gestão – O empresário maranhense Luiz Carlos Martins, da Cristal Engenharia, é um dos clientes da entidade. Sua empresa foi premiada nacionalmente em 2012 no Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT), que homenageia as indústrias brasileiras que investem na valorização e na qualidade de vida dos trabalhadores.

Ele conta que esse foi o maior investimento que fez na empresa. “Tenho funcionários comprometidos e que ajudaram a empresa a conquistar novos mercados e contratos cada vez maiores para fornecer serviços a grandes indústrias instaladas no Maranhão”. Segundo ele, é preciso ter a “cabeça aberta” para proporcionar aos colaboradores da empresa um labor sem sacrifício. “Na minha empresa, por exemplo, todas as decisões são tomadas em conjunto. Posso dizer que não faço uma gestão tradicional”, disse o empresário, que participou do Fórum do Sesi.

O evento reuniu mais de 500 pessoas e discutiu temas como saúde e segurança no trabalho, estilo de vida saudável, questão do álcool e drogas dentro das empresas, motivação no ambiente de trabalho e alimentação saudável.

O médico especialista e pesquisador em Saúde Pública e em Saúde Ocupacional de São Paulo, René Mendes, apresentou a primeira palestra com o tema “Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho são Possíveis”.

A especialista Georgia Antony, também do Departamento Nacional do Sesi, de Brasília, fez um “Panorama de qualidade de vida nas organizações e competitividade”.

Os problemas relacionados a álcool e drogas foram abordados em uma mesa-redonda pelos especialistas, Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. Laco), médico e um dos maiores especialistas brasileiros no assunto e em psiquiatria da infância e adolescência; Marcelo Soares Costa, do Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria Estadual de Saúde e o psiquiatra maranhense Ruy Palhano. A mesa foi mediada pela coordenadora de Qualidade de Vida em Estilo de Vida Saudável e Responsabilidade Social do Sesi-MA, Rita Samara.

Em seguida, a coordenadora de Inovação e Desenvolvimento em Qualidade de Vida do Sesi Santa Catarina, Greice Bordignon, ministrou a palestra “Alimentação Saudável na Indústria é possível?”.

O Fórum encerrou com a palestrante “Top of Mind Estadão de RH”, Leila Navarro, cuja exposição abordou temas “Criatividade, Inovação, Ousadia & Mudança”. Leila atua há mais de 14 anos no mercado de palestras, com carreira no Brasil e no exterior. Suas palestras já foram assistidas na Espanha, Chile, Uruguai, Panamá, Japão, México, Angola e Portugal. Nos últimos anos tem feito apresentações trimestrais na Espanha e em Portugal. No Brasil, segundo a Revista Veja, integra o ranking dos 20 mais notáveis palestrantes brasileiros.

Participaram do Fórum – também realizado nos dias 19 de novembro, em Caxias, e 20, em Bacabal – empresários do setor industrial, gestores de recursos humanos, gestores e técnicos de segurança e saúde no trabalho, de controle de produção e qualidade das empresas industriais e de responsabilidade corporativa. Estiveram presentes ainda profissionais que atuam na área de esporte, educação, cultura, lazer, alimentação e nutrição na indústria e profissionais da academia, além de especialistas nas áreas de abrangência dos temas do evento.

O evento teve apresentação de dança, aula de ginástica, esquete teatral e oficina de Tai Chi Chuan.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste