Sobre a pesquisa de Contas Regionais do Brasil 2011, do IBGE, o presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, comentou:
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Maranhão de R$ 45,2 bilhões para R$ 52,1 bilhões significa que houve expansão real da economia maranhense. Entre 2010 e 2011, tivemos uma taxa de crescimento nominal de 15,26% do PIB, o que, descontado a inflação, resultou em uma taxa de crescimento real de 8,7%, um feito igualável apenas a China, que, há anos, é a economia que mais cresce no mundo.
De certa forma, para nós da Fiema, não foi uma surpresa, porque estudos que fizemos anteriormente já apontavam tendência neste sentido. O Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial do Maranhão 2020 (PDI 2020), lançado em 2009, já apontava nesta direção.
É por isso que o Sistema Fiema está passando por mudanças significativas, com o Programa de Desenvolvimento e Evolução do Sistema Fiema, que prevê investimentos na estrutura do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e da própria Federação, para termos capacidade de atender as novas demandas que estão surgindo nesta economia em expansão.
Este programa vem sendo desenvolvido desde 2012 e já está mostrando resultados como o aumento da capacidade de atendimento do Sistema Fiema, pela ampliação do número de unidades fixas e móveis do Senai, das ações do Sesi e da atuação do IEL, que tem buscado interiorizar suas ações.