São Luís - A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) entregou os troféus, selos e placas aos vencedores do Prêmio Fiema de Sustentabilidade Ambiental, na última sexta-feira (29), durante o 2º Encontro Estadual da Indústria, e uma empresa da região tocantina foi contemplada.
A siderúrgica Gusa Nordeste - localizada em Açailândia - pelo projeto Aço Verde, de fabricação de aços longos sem emissão de gás carbônico (CO2) – um dos gases causadores do efeito estufa - na categoria empresa de grande porte.
Na categoria empresa de pequeno porte foi premiada a Coquilho do Brasil - localizada em São Luís - pelo projeto Fibra Limpa, de beneficiamento de casca de coco para transformar em adubo e outros produtos.
A Alumar, que apresentou o projeto “Redução de pegada hídrica com a utilização de efluentes industriais no processo produtivo”, recebeu menção honrosa pela participação e pela importância do projeto inscrito.
O Prêmio Fiema de Sustentabilidade Ambiental é uma iniciativa do Conselho Temático de Meio Ambiente (Cotema), está em sua segunda edição e foi entregue na sede da entidade empresarial, em São Luís. Em 2012, o vencedor foi a Cemar, com o projeto “Ecocemar”, de recolhimento de lixo reciclável.
O Prêmio tem como objetivo registrar e dar publicidade às boas práticas ambientais executadas ou planejadas pelas indústrias maranhenses e estimular a adoção de boas práticas ambientais.