São Luís – “As empresas que não inovam, dificilmente conseguirão se manter no mercado”, disse a analista de Desenvolvimento Industrial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) Nacional, Roberta Fonseca.
Roberta esteve em São Luís, esta semana, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), para apresentar o Inova Talentos, programa que tem a proposta de incentivar a criação de projetos de inovação nas empresas brasileiras. Segundo ela, apenas 30% dos pesquisadores do País estão trabalhando dentro dos pátios industriais.
“Atualmente existe um esforço da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e de todas as suas entidades – Sesi, Senai e IEL – para ações voltadas à inovação. O foco é aumentar a competitividade das indústrias do País”, afirmou a analista.
A apresentação do programa foi promovida pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) do Maranhão e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
“Estamos à disposição dos empresários para apresentar as ações de inovação do Sistema Fiema e ajudá-los a acessar esses incentivos e a participar de editais em todo o país”, afirmou Michele Frota do Vale, coordenadora de Integração Universidade/Indústria do IEL-MA.
Além do Inova Talentos – que oferece bolsas até 2015 para estudantes do último ano da graduação e para recém-formados desenvolverem processos, produtos e/ou serviços inovadores dentro das empresas – os empresários industriais também participaram do workshop “Design Estratégico: uma ferramenta de inovação para a indústria”, ministrado pelo consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná, Anderson Pisanelli.
“Nossa empresa está crescendo e precisamos inovar. É muito interessante e esclarecedor saber que existem tantas ferramentas no Sistema Fiema para auxiliar o empresário no Maranhão”, disse Sônia Lima Araújo, proprietária de uma microempresa que produz geleias e doces de frutas.
No mesmo encontro, consultores em Design Estratégico do Departamento Regional do Senai – DR Maranhão, apresentaram um estudo na área realizado no Grupo BB Mendes, indústria maranhense do ramo da cerâmica.
A partir de diagnóstico, análise de cenários, os consultores apresentaram uma nova identidade corporativa ao grupo empresarial, e apontaram caminhos para inovar, especialmente na área de gestão.
Para o empresário Luiz Souza, que atua no ramo metal mecânico, a inovação é o caminho para não fechar as portas. “Ou você inova ou sua empresa não sobrevive no mercado. As ferramentas existem, basta buscar”, disse.
Saiba mais:
Inova Talentos – empresas podem se inscrever até o dia 19/12/2013. Mais informações no IEL-MA ou no site www.inovatalentos.com.br. Fone: 98 32121821.
Consultoria em Design Estratégico – Mais informações no Senai-MA. Fone: 98 21091872.
Projeto de Mobilização Empresarial à Inovação (MEI) – inscrições até o dia 20/12/2013 no IEL-MA. Fone: 98 32121808/1898. E-mail daniellepereira@fiema.org.br.
Endereço: Sede da Fiema/Sesi/Senai/IEL – Avenida Jerônimo de Albuquerque s/n, retorno da Cohama, Casa da Indústria Albano Franco.