São Luís – Alunos maranhenses do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) intensificam treinamento para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai, marcada para acontecer de 30 de agosto a 08 de setembro, em Belo Horizonte.
A Olimpíada é a maior competição de educação profissional do país e reúne os melhores alunos do Senai e do Senac, em uma disputa de conhecimento, técnica e criatividade.
No Maranhão, o treinamento dos competidores iniciou em dezembro do ano passado nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica do Senai localizados no Distrito Industrial, Itaqui-Bacanga, Monte Castelo e na cidade de Imperatriz.
Ao todo, 14 alunos de cursos técnicos do Senai e dois do Senac venceram a fase estadual da Olimpíada do Conhecimento, realizada em São Luís em novembro do ano passado. O torneio aconteceu durante a segunda edição do Indústria de Talentos, iniciativa do Sistema Fiema, que reuniu ações de inovação e educação para jovens maranhenses.
“Nesta fase de treinamento, eles continuam sendo avaliados, porque precisam atingir os índices técnicos estabelecidos pelo Departamento Nacional do Senai. Só quem alcançar a pontuação desejável irá para a edição nacional”, explicou Raimundo Arruda, coordenador de Educação Profissional e Tecnológica do Senai-MA.
Nos próximos meses, os competidores serão avaliados na execução de exercícios do mesmo nível dos desenvolvidos na competição nacional, que também se assemelham às atividades da vida profissional.
“Esse é o foco agora. Estudar muito, alcançar o índice exigido para ir para a etapa nacional e dar o melhor de mim quando chegar lá”, disse confiante Valdenílcio Nascimento Costa, de 18 anos, representante do Senai na ocupação Soldagem. Seu treinamento dura em média oito horas por dia.
Os maranhenses competirão nas seguintes ocupações: Soluções de Software, Soldagem, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Construção em Alvenaria, Marcenaria de Móveis, Administração de Sistema de Redes, Design Gráfico, Caldeiraria, Tecnologia da Informação (PcD), Panificação (PcD), Cozinheiro (Senac) e Serviço de Restaurante (Senac).
“É um torneio muito importante para mostrar a qualidade do ensino técnico oferecido no Maranhão e para incentivar jovens do nosso estado para a carreira técnica e para as oportunidades de trabalho na indústria”, afirmou Marco Antonio Moura da Silva, diretor regional do Senai e superintendente regional do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidades que fazem parte do Sistema Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.
Os alunos que se destacarem durante o treinamento terão oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades técnicas em outros estados do Brasil, nos departamentos regionais do Senai.
Saiba mais – Os competidores que conquistarem os primeiros lugares na edição nacional se classificam para a edição internacional da Olimpíada do Conhecimento, a WorldSkills, que em 2015 será sediada no Brasil, na cidade de São Paulo. Mais informações sobre os torneios estão disponíveis no site oficial da Olimpíada do Conhecimento. O endereço do Portal da Indústria é o www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/olimpiada-home/.