São Luís – Abrindo os trabalhos de 2014, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, conduziu a primeira reunião de diretoria de 2014. O objetivo foi alinhar com os diretores o planejamento para este ano para as quatro casas do Sistema Fiema – Sesi, Senai, IEL e a própria Federação.
“O ano de 2014 será um ano importante para a expansão da indústria maranhense. Nosso foco é interiorizar as ações do Sistema Fiema, ampliar a educação profissional para os jovens maranhenses, melhorar a qualidade de vida do trabalhador da indústria, investir na formação de líderes, e para isso, estamos triplicando os investimentos em relação ao montante aplicado em 2013. O nosso planejamento visa sair dos R$ 11,5 milhões investidos em 2013 para R$ 36,1 milhões em 2014”, afirmou o presidente Baldez.
A programação foi dividida em três momentos. A primeira, na Casa da Indústria Albano Franco, teve a presença do diretor da Alumar, Nilson Ferraz, que levou para discussão a crise mundial do alumínio, que está ocasionando a redução da produção por falta de encomendas.
Na oportunidade, foi prestada uma homenagem ao industrial William José Nagem, falecido no início de fevereiro. Nagem foi um dos fundadores, em 1965, da nova Fiema, juntamente com Alberto Abdalla, Jorge Machado Mendes, Luiz Alfredo e Neto Guterres. Foi 1º vice-presidente e diretor da entidade por muitos anos e, ainda, membro do Conselho do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, instituição criada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que funciona até hoje no Rio de Janeiro.
À noite, diretores, empresários e representantes das principais entidades de classe do Maranhão se reuniram para um jantar, prévia para a reunião estratégica de trabalho ocorrida no sábado.
Atuação – No encontro de sábado, houve uma exposição para a diretoria da atuação das entidades do Sistema Fiema para 2014 e do portfólio de serviços e produtos disponíveis para os empresários industriais este ano.
“Essa é a oportunidade dos diretores, presidentes de sindicato e empresários discutirem as ações de interesse da indústria, especialmente, a importância do associativismo para o crescimento das nossas empresas e para o fortalecimento do setor”, disse Albertino Leal de Barros Filho, superintendente da Fiema.
A primeira reunião de diretoria do ano teve sua programação encerrada com um almoço de confraternização.