São Luís - A governadora Roseana Sarney visitou a 21ª Ação Global no início da tarde deste sábado (26). Ela foi recebida pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Edilson Baldez das Neves, pela superintendente do Sesi, Roseli Ramos, e diretores e executivos da Fiema.
Acompanhada pela chefe da Casa Civil, Anna Graziela, e pela secretária de Estado de Comunicação Social, Carla Georgina, a governadora conheceu os serviços oferecidos no pavilhão de saúde, espaço de beleza, e nos pavilhões de educação e de cidadania, instalados respectivamente no Colégio Universitário (Colun) e no Centro de Educação Paulo Freire, da Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Durante a visita a 21ª Ação Global, a governadora conversou com diversas pessoas que estiveram na Cidade Universitária para receber atendimento. “Esta é uma ação social muito importante , porque os voluntários que estão aqui trabalham para beneficiar a comunidade. Os voluntários tem que ser elogiados porque trabalham de graça para quem mais precisa de atenção”, afirmou.
O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, informou para a governadora que este ano estão sendo oferecidos 200 serviços, que são operacionalizados por mais de 2 mil voluntários ligados a 150 empresas e entidades parceiras. “A expectativa é superar o número de atendimentos de 2013. Apenas no período da manhã foram feitos mais de 30 mil atendimentos”, disse Baldez.
A realização da 21ª Ação Global é do Serviço Social da Indústria (Sesi) e Rede Globo/TV Mirante e os atendimentos vão até as 17 horas deste sábado. Nesta edição, os serviços de saúde são os mais procurados até agora, com mais de 18 mil atendimentos. São dezenas de serviços distribuídos em todo o prédio do Colégio Universitário da UFMA e nas unidades móveis de saúde, que vão desde clínica médica, ginecologia e pediatria, até serviços de odontologia, farmácia básica para atendimento das receitas, dentre outros.
Muita gente também buscou os serviços de cidadania e direitos dos cidadãos, cultura, educação, esporte e lazer, que totalizaram, juntos, cerca de 12 mil atendimentos na manhã deste sábado. Para alguns serviços, como emissão de carteira de identidade, já não há mais senhas disponíveis.