São Luís - Novas tendências de mercado e tecnologias para panificação e confeitaria serão alvo de encontro na Casa da Indústria Albano Franco, sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).
O Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de São Luís (Sindipan), a Associação Brasileira da Indústria da Panificação (ABIP), com apoio do Sistema Fiema, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Senai, estão preparando o “Seminário e curso de transferência de tecnologia para padeiro e confeiteiro”, marcado para acontecer nos dias 29 e 30 de abril.
Na iniciativa estão previstos palestras e cursos que tem por objetivo preparar os empresários destes dois segmentos industriais para entender as mudanças que o mercado está passando e se prepara-los para o cenário de negócios para os próximos 10 anos. Hoje há 500 empresas atuando nos dois segmentos nos quatro municípios da ilha de São Luís.
“O mercado está passando por mudanças e os empresários precisam se preparar para ter condições de disputar espaço e ampliar suas oportunidades de sucesso. Na próximos década, teremos importantes modificações no cenário que já foram mapeados e que precisamos entender, como a segmentação do mercado, uso de tecnologia do frio a modernização e diversificação dos produtos oferecidos pelas indústrias de panificação e confeitaria”, afirmou o presidente do Sindipan e diretor da Abip, Pedro Robson de Holanda.
Entre as mudanças que serão discutidas está a utilização dos 25 tipos de farinha de trigo, principal matéria prima da panificação e confeitaria, oferecidos ao mercado, lay-out de loja, mix de produtos e gestão de negócios para os dois segmentos. O diretor executivo da Abip, Giovani Mendonça, e o diretor corporativo do grupo M. Dias Branco, Luiz Eugênio Pontes, estão entre os palestrantes.
“Há uma variedade de produtos que os empresários do setor podem fabricar e oferecer aos clientes. As opções passam por produtos segmentados como diet, light, com e sem glúten, com e sem açúcar, com e sem lactose que já tem mercado consumidor em São Luís e na ação que estamos organizando vamos mostrar a diversidade de produtos que podem ser feitos com as farinhas de trigo oferecidas no Brasil”, comentou. Holanda.
TECNOLOGIAS
No campo da tecnologia serão apresentados os avanços em congelamento de produtos de panificação que podem baratear o custo final dos produtos e melhorar a gestão de estoques nas empresas do setor.
Na ocasião, o Senai apresentará a sua mais nova unidade móvel que está preparada para servir de sala de aula e laboratório para a tividades práticas em panificação e confeitaria. Montada sobre uma carreta, a unidade estará disponível para percorrer o Maranhão, para capacitar trabalhadores para a indústria.
“O Senai tem nove unidades móveis que permitem ampliar o alcance da nossa atuação. Agora temos capacidade de chegar com uma estrutura moderna em qualquer lugar do estado”, comentou o diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antonio Moura.
Maiores informações sobre como participar da ação podem ser obtidas pelo telefone (98) 3248-5779, ou diretamente no Sindipan, que está localizado no terceiro andar da Casa da Indústria Albano Franco, no elevado da Cohama.