São Luís – Atendendo ao convite do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, o prefeito da cidade de São José de Ribamar e Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Gil Cutrim, visitou a sede da Casa da Indústria Albano Franco, na tarde da última segunda-feira, 20.
Na oportunidade, conheceu o portfólio de ações que as entidades do Sistema Fiema – Sesi, Senai, IEL e a própria Federação – oferecem às indústrias e conheceu projetos que podem ser desenvolvidos em parceria com os municípios, como a unidade Sesi Indústria do Conhecimento (biblioteca, CDteca, DVDteca, com computadores com acesso à Internet), cursos de qualificação profissional do Senai, encaminhamento de estagiários via IEL, dentre outros.
Na pauta, foi discutida a co-realização de um Seminário com a Famem, no segundo semestre, para discutir oportunidades e informações contidas no Guia para Modernização de Procedimentos para Licenciamento de Empresas no âmbito municipal, lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O documento oferece orientações às prefeituras que facilitam o processo de modernização e simplificação dos procedimentos de licenciamento de empresas.
Outro trabalho apresentado ao prefeito, foi a atuação da Fiema no desenvolvimento do Macrozoneamento Ecológico – Econômico – MacroZEE do Maranhão, coordenado pelo Governo do Estado.
Durante a visita, Edilson Baldez lembrou que dentre as unidades existentes do Sesi e Senai na Grande São Luís, o Sesi Clube Araçagi já está instalado no perímetro urbano do município de São José de Ribamar.
“O Sistema Fiema está atuando em todos os municípios onde temos indústrias e em áreas próximas, oferecendo suporte para o crescimento e competitividade dos negócios produtivos no Maranhão”, afirmou o presidente Edilson Baldez.
O prefeito Gil Cutrim disse que é muito importante que os prefeitos conheçam o que o Sistema Fiema tem a oferecer às indústrias maranhenses e que projetos podem ser estendidos até os municípios.
“Teremos uma reunião na Famem no final do mês e gostaríamos que o Sistema Fiema estivesse presente, para apresentar essas ações aos prefeitos do Maranhão”, afirmou Cutrim.
A reunião foi acompanhada pelo diretor da Fiema, Cláudio Azevedo (que também é secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca e presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae), pelos gestores Marco Antônio Moura da Silva, diretor regional do Senai e superintendente do IEL, Roseli de Oliveira Ramos, superintendente regional do Sesi, Celso Gonçalo, conselheiro do Senai, além de técnicos e assessores da entidade empresarial.