São Luís – Profissionais de recursos humanos de 30 empresas maranhenses estiveram reunidos nesta sexta-feira (16), na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na segunda edição do “Conversando com RH”. A iniciativa criada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) teve a proposta de apresentar soluções para tornar as áreas de Gestão de Pessoas mais estratégicas e articuladas aos objetivos das empresas.
“Sem dúvida, é um desafio recrutar profissionais com perfil para atuar no atual mercado maranhense e adequar esse perfil à realidade das empresas. Como entidade que trabalha para a indústria, o IEL quer aproximar as áreas de RH entre si e criar um ambiente onde elas conversem e conheçam os produtos e serviços que temos para tornar as áreas e o negócio cada vez mais competitivos, também na gestão de pessoas”, afirmou Marco Antônio Moura da Silva, superintendente regional do IEL e diretor regional do Senai, na abertura do encontro.
Na edição deste ano, o IEL utilizou jogos e outras atividades lúdicas para o desenvolvimento de competências, no intitulado “Desafio de Gigantes”. A dinâmica foi executada pela consultora e especialista Valeska Trinta, convidada do IEL para desenvolver as atividades no “Conversando com RH”. “A estratégia é associar e trabalhar, de forma análoga, os problemas (gigantes) enfrentados no dia a dia, sejam eles relacionados ao recrutamento e seleção de pessoas, à inovação, entrevista, estágio ou reter talentos”, disse.
A finalidade do “Conversando com RH” é promover a troca de experiências e a interação entre os profissionais, para que, alinhados, possam atuar com mais ênfase nos problemas enfrentados pelas indústrias locais e contribuir para o desenvolvimento do negócio e com o crescimento do Maranhão.
Segundo a consultora, atualmente os RH das empresas estão muito além daquele departamento que apenas cuidava de questões burocráticas e operacionais. “O Maranhão e o mundo vem passando por grandes transformações nos últimos anos, o que tem exigido um perfil diferenciado do profissional e das áreas de gestão de pessoas na formação de líderes, empreendedores e trabalhadores que inovem”, afirmou.
Ela destacou que o IEL possui uma série de ferramentas – programa de estágio, programa de orientação profissional, capacitação de executivos, dentre outros – que as empresas podem buscar como suporte para alinhar esse perfil às necessidades da indústria.
Para a participante Aylla Facundo, especialista em Gestão de Pessoas da indústria de fertilizantes Península Norte, os gestores de RH precisam estar permanentemente em capacitação e atualização quanto às tendências de gestão de pessoas, para contribuir com o crescimento da empresa.
“Participamos de vários cursos, treinamentos e encontros promovidos pelo IEL e utilizamos essas oportunidades para trocar experiências, ouvir como outras empresas lidam com as dificuldades e levar boas práticas para a realidade da nossa empresa”, disse a especialista.