São Luís - Na próxima segunda-feira, 09 de junho, os estudantes maranhenses que participam do programa Conexão Mundo entram na segunda etapa das aulas de inglês, iniciadas há dois meses. Os cinco monitores norte-americanos, chamados coaches, que antes só conversavam com os brasileiros em ambientes virtuais, por meio do Facebook e do Hangouts, chegam a São Luís para quatro semanas de aulas presenciais. Cada monitor é responsável por uma turma de, em média, 12 alunos. A recepção dos coaches será às 9 horas, na Escola Sesi Anna Adelaide Belo, no bairro da Alemanha.
No Maranhão, 36 alunos do Ebep - Educação Básica Articulada com Educação Profissional, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) - participam do programa que ensina inglês pelas redes sociais. Em todo o Brasil, o programa está presente em 31 cidades, de 18 estados.
“O Sesi compreende a importância do aprendizado da língua inglesa para inserção profissional no mundo do trabalho dessa sociedade do conhecimento. Por isso, está oferecendo com o Programa Conexão Mundo, em parceria com o Senai, a oportunidade desse aprendizado para os alunos do Ebep da Escola Sesi Anna Adelaide Belo com cinco professores norte-americanos, com o apoio do departamento nacional do Sesi e Senai”, afirmou a superintendente regional do Sesi, Roseli de Oliveira Ramos.
Os monitores serão recebidos pelo diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antônio Moura da Silva, pela superintendente do Sesi, Roseli Ramos, e pelos alunos e professores da escola.
Após as aulas presenciais, que ocorrerão durante as férias escolares dos alunos, os monitores retornam aos Estados Unidos para a terceira fase do programa, que continua com as aulas e bate-papos virtuais. A metodologia das aulas foi desenvolvida pelo Sesi e pelo Senai, em parceria com a ONG americana US-Brazil Connect.
Além de utilizar as mídias sociais para ensinar o inglês, o grande diferencial do Conexão Mundo é o intercâmbio promovido no fim do ano com os estudantes que mais se destacam durante as aulas. Em 2014, cerca de 100 alunos brasileiros do programa serão selecionados para viajar para os Estados Unidos durante duas semanas, com tudo pago, para visitar escolas, museus, faculdades e ter contato com profissionais que poderão ajudá-los na difícil decisão que é escolher uma profissão.
Em sua terceira edição, o programa foi criado em 2012 e pela primeira vez acontece no Maranhão. No primeiro ano, atendeu 200 estudantes de Salvador (BA). Em 2013, foi estendido a 800 participantes de sete cidades: Belo Horizonte (MG), Joinville (SC), Macaé (RJ), Maceió (AL), Recife (PE), Porto Velho (RO) e Salvador (BA). Desses 800 estudantes, 700 eram de escolas do Sesi e do Senai e outros 100 de escolas públicas, mas que cursavam cursos técnicos do Senai, via Pronatec.
“O Conexão Mundo não ensina apenas um idioma, ele mostra para esses jovens que é possível ter um futuro profissional que vai muito além do que eles imaginavam, qualificando-os para o mercado de trabalho”, completa o diretor-adjunto de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sérgio Moreira.
Para participar do Conexão Mundo, é preciso estar matriculado em escolas do Sesi ou do Senai que integram o programa ou, ainda, de escolas parceiras do Senai. Além disso, os alunos interessados fazem uma prova para avaliar os conhecimentos de fala, leitura, audição e escrita de inglês.