Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Laboratório de Ideias mobiliza mais de 400 alunos do Senai em São Luís


Data: 9 de julho de 2014
Crédito: Ascom/Fiema

 São Luís – Como forma de incentivar e fomentar a cultura da inovação na indústria maranhense, o Sistema Fiema, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está promovendo o Laboratório de Ideias.

A iniciativa é uma espécie de gincana, onde empresas industriais do Maranhão encaminham problemas e demandas para que alunos da instituição de ensino técnico possam oferecer soluções criativas e viáveis para solucionar os desafios propostos.

Esta semana, o Laboratório de Ideias aconteceu em duas unidades das três unidades do Senai em São Luís, que reuniu mais de 400 alunos, e diversos cursos técnicos do Senai, para resolver problemas oferecidos por sete empresas dos segmentos de vestuário, informática, metalmecânica, reciclagem, segurança do trabalho, construção civil e manutenção industrial.

“Estamos criando uma cultura de inovação dentro do Senai para podermos criar condições de levar esta cultura para dentro das indústrias maranhenses. Já temos várias iniciativas neste sentido em andamento, como o Inova Senai e o Edital Senai/Sesi de Inovação”, explicou Marco Antonio Moura, diretor regional do Senai e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

“Mas queremos dar um passo adiante e fazer com que os projetos já nasçam com aplicabilidade em problemas reais da indústria por isso estamos aproximando a indústria dos nossos alunos e instrutores. O Laboratório de Ideias reforça o que já estamos fazendo para incentivar a inovação”, completou.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e presidente do Conselho do Senai, Edilson Baldez das Neves, comentou que a mobilização dos alunos e instrutores do Senai promete render frutos no futuro. “A iniciativa começou bem. Observamos que houve envolvimento de nossos alunos e instrutores com as atividades que propomos”, observou.

UNIDADES
No Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cepet) Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo, participaram cerca de 140 alunos, que foram divididos em 21 grupos. Eles receberam problemas oferecidos por quatro empresas dos segmentos de informática e vestuário.

“Uma das maiores vantagens de participar do Laboratório de Ideias é poder vivenciar o os desafios que vamos encontrar nas empresas quando nos formarmos e entrar no mercado de trabalho.”, comentou o aluno Gildengerg Moraes, 23, aluno do curso de qualificação em informática do Senai.

Já Aline Tavares, 18 anos, acredita que o incentivo a competição desperta o interesse dos alunos. “É um interessante incentivo porque o que mais se hpuve falar é que as empresas buscam a competitividade no mercado e para isso precisa de profissionais competitivos. Acredito que estamos ensaiando o que vamos fazer no mercado de trabalho”, comentou.

Já no Cepet Distrito Industrial, localizado no quilômetro 4 da BR-135, participaram cerca de 300 alunos, divididos em mais de 40 grupos, receberam problemas enviados por três empresas dos segmentos de metalmecânica, reciclagem, segurança do trabalho construção civil e manutenção industrial.

Entre os alunos estava Cláudio Igor dos Santos, 19 anos, aluno do curso técnico de eletromecânica. Ele considerou a experiência de resolver problemas propostos por empresas industriais fundamental para a sua formação.

“Foi um experiência ótima, porque tivemos a liberdade de lidar com problemas reais das empresas. Todos saíram ganhando. Os alunos porque tiveram a vontade de ter mais conhecimento, as empresas porque receberam soluções para seus problemas e o Senai por ter movimentado tantas pessoas e os feito ver a importância da inovação”, comentou Santos.

O Laboratório de Idéias também aconteceu no interior do estado em maio e envolveu centenas de alunos e instrutores do Senai nos Centros de Educação Profissional e Tecnológica de Imperatriz, Açailândia, Bacabal, Caxias e Balsas.

Na capital as soluções propostas pelos grupos serão apresentadas para as empresas que apresentaram problemas para ser resolvidos e os demandantes escolherão as melhores ideias propostas pelos alunos do Senai.

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste