São Luís - O Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Rede Globo, por meio de sua afiliada local – a TV Mirante – homenagearam nesta sexta-feira (11) as empresas e entidades que participaram como parceiras da 21ª Ação Global, realizada em abril, no Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na área Itaqui Bacanga.
O mutirão que tem por objetivo a inclusão social e o fortalecimento da cidadania por meio da oferta de serviços e informações e este ano ofereceu 200 serviços. Entre os serviços oferecidos, exemplificam-se os serviços médicos de 10 especialidades oferecidas pelo Hospital Universitário da UFMA (HUUFMA), uma das entidades homenageadas nesta sexta-feira.
O representante do HUUFMA, Artur Serra Neto, coordenador médico da entidade, afirmou que foram mobilizados cerca de 60 profissionais. “A novidade foi a inclusão de atendimento de oftalmologia no rol de serviços médicos que oferecemos durante a Ação Global deste ano. Somente com a oftalmologia foram cerca de 300 atendimentos. Os profissionais que participaram foram movidos pelo espírito de doação e com a vontade de contribui. Aderimos ao evento todos os anos, por já ser reconhecido e ter credibilidade”, afirmou Neto.
Para o presidente da Fiema e presidente do Conselho do Sesi, Edilson Baldez das Neves, há muito o que comemorar com os resultados de 2014. “No começo do dia da Ação Global, a expectativa era superar o número de atendimentos de 2013. Apenas no período da manhã foram feitos mais de 30 mil atendimentos e terminamos o dia com um excelente resultado, fruto do empenho dos voluntários e de todos aqueles que trabalharam na preparação dessa ação social”, disse Baldez.
RESULTADOS
Em 2014, a 21ª edição da Ação Global teve resultado histórico no Maranhão. Foram 139.052 atendimentos realizados, praticamente o dobro do volume de 2013. Esta edição também teve o maior número de voluntários – 3.250 pessoas - o maior número de instituições parceiras, 160, e o maior público: 45.700 pessoas.
Segundo a superintendente do Sesi, Roseli de Oliviera Ramos, o momento foi de festa por causa do resultado alcançado. “A Ação Global é uma tecnologia social já reconhecida que tem muita credibilidade e a cada ano trás mais parceiros. O dia da ação é um momento em que temos como objetivo específico exercitar a cidadania e a credibilidade vem pelo tempo em que realizamos o mutirão”, comentou.
Para Samira Salomão, representante da TV Mirante, a Ação Global é um dia de transformação. “A doação de um dia de trabalho pode parecer pouco, mas para quem está recebendo pode ser transformador. Muitas das pessoas que vão ao local da Ação Global querem apenas um pouco de atenção e o fato e você conversar com elas pode mudar a vida tanto de quem é voluntário quanto de quem recebe o serviço”, comentou.
Ao final da confraternização, foi servido um coquetel feito pela equipe do Programa Cozinha Brasil, programa do Sesi que visa difundir informações sobre alimentação saudável e aproveitamento de todo potencial nutricional dos alimentos, que serviu iguarias feitas com as receitas ensinadas nas aulas.
21ª Ação Global em números
Atendimentos
139.052
Pessoas atendidas
45.700
Voluntários
3.250
Serviços oferecidos
200
Parceiros
160
Atendimentos por área
Saúde
51.183
Cidadania
28.496
Educação
21.186
Esporte e Lazer
32.980
Cultura
5.207
FONTE: SESI/SISTEMA FIEMA