Free cookie consent management tool by TermsFeed

Notícias



Nove maranhenses representam o Maranhão na Olimpíada do Conhecimento do Senai em Minas Gerais


Data: 15 de agosto de 2014
Crédito: Coordenadoria de Comunicação da Fiema

São Luís – Daqui a apenas 16 dias, sete alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e dois do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) embarcam para Belo Horizonte para representar o Maranhão na edição nacional da Olimpíada do Conhecimento do Senai. A competição acontece de 31 de agosto a 7 de setembro na capital mineira e tem como embaixador o apresentador da TV Globo, Luciano Huck.

Os estudantes de cursos técnicos, aprendizagem e qualificação profissional das duas entidades mostrarão suas habilidades disputando as melhores colocações nas provas técnicas ligadas a sete ocupações profissionais da indústria e duas do comércio: Soldagem, Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Construção em Alvenaria, Marcenaria de Móveis, Administração de Sistema de Rede, Tecnologia da Informação (Pessoa com Deficiência - PcD), Panificação (PcD), Cozinha e Serviço de Restaurante.

Foram 17 meses de treinamento em São Luís, Imperatriz e intercâmbios em centros do Senai na Paraíba, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Brasília, Minas Gerais e Rio Grande do Norte que nivelaram as informações entre os alunos maranhenses preparando-os para a etapa nacional do torneio. Eles competirão com outros 800 estudantes de cursos técnicos de todo o País.

“Mais do que a busca por medalhas, a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine da educação profissional no Brasil. A participação do Maranhão é o resultado de um esforço e de um investimento na melhoria da qualidade dos nossos cursos, dos nossos instrutores e a reafirmação do compromisso da nossa entidade com a formação de mão de obra qualificada para a indústria maranhense”, afirmou o diretor regional do Senai, Marco Antônio Moura da Silva, no encontro de encerramento dos trabalhos preparatórios, realizado essa semana no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Senai – Raimundo Franco Teixeira, no Monte Castelo.

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova.

Para a competidora Nádyja Jordana da Silva, de 19 anos, que disputará a Olimpíada na ocupação Administração de Sistemas de Redes, toda dedicação será recompensada. “A gente lutou muito, deixou de sair para estudar, deixou de namorar para se dedicar ao treinamento, mas esse é um momento único para todos nós, uma oportunidade única poder participar de um torneio como esse. Tem que ter muita perseverança, e nós temos”, afirmou a aluna do Senai.

Já os competidores do Senac, das ocupações de Cozinha e de Serviço de Restaurante, tem em quem se espelhar. O hoje instrutor da entidade, Aldo Martins, ganhou uma das duas primeiras medalhas que o Maranhão conquistou no torneio em 2012.

“O Senac está junto com nossos alunos, acompanhamos todo o treinamento e desejamos sucesso nessa grande competição do Senai em Belo Horizonte”, disse o diretor regional do Senac, Ahirton Lopes.

Os vencedores da edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento formarão a delegação brasileira que participará da 43ª WordSkills Competition, competição que reúne jovens do mundo inteiro e que, em 2015, será realizada pela primeira vez na América Latina, na cidade de São Paulo.

Inova Senai – O Maranhão também é destaque na edição nacional da mostra Inova Senai, como segundo estado brasileiro com maior número de projetos de inovação na mostra, ficando atrás apenas de São Paulo.

O Inova é um evento paralelo à Olimpíada do Conhecimento. É uma exposição de projetos originais, inovadores e empreendedores desenvolvidos por alunos e docentes do Senai criados a partir das necessidades de mercado, para solucionar e facilitar os processos industriais.

Sete projetos do Senai Maranhão foram selecionados para participar da fase nacional, dos quais, dois são de São Luís, um é de Imperatriz, um de Bacabal e três foram desenvolvidos no Senai de Açailândia.

 

QUADROS

Competidores maranhenses na OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO DO SENAI 2014

 

SENAI

 

1. Valdenílcio Nascimento Costa - Soldagem

 

2, Dailson Aires - Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

 

3. Jefferson Antonio dos Santos Protázio - Construção em Alvenaria

 

4. Samara Carvalho Campos - Marcenaria de Móveis

 

5. Nádyja Jordana da Silva - Administração de Sistemas de Rede

 

6. José Mauricio Nunes Santos - Tecnologia da Informação (PcDs)

 

7. Katianne Piedade Melo - Panificação (PcDs)

 

SENAC

 

1. Thaynara Rosa Pereira Gaspar - Cozinha

 

2. Karine de Melo Silva - Serviço de Restaurante

 

 

Projetos do Senai Maranhão no INOVA SENAI

 

Suporte Regulável para Corte de Garrafas de Vidro (Bacabal)

 

Máquina Coladeira de Fita de Bordas em Superfícies Curvas (Imperatriz)

 

ECOPLACA: O Reaproveitamento de Sacos de Cimento e Copos Plásticos Descartáveis na Fabricação de Placas Ecológicas (Açailândia)

 

Biogás do Soro de Leite (Açailândia)

 

Maquete de Alto Forno: Ferramenta para Auxílio no Processo de Ensino / Aprendizagem (Açailândia)

 

Máquina Elétrica para Cortar Revestimentos já Assentados (São Luís)

 

Sistema de Sinalização Inteligente - SMART SIGNALING SYSTEM (SSS) (São Luís)

Use Ctrl + nº da tecla

Ctrl + 1 (menu) Ctrl + 2 (conteúdo) Ctrl+ 3 (busca) Ctrl + 4 (Rodapé) Ctrl + 5 (mapa) Ctrl + 0 (acessibilidade)



Original

Contraste