Em parceria com o Instituto Exata e a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), a TV Guará divulga sua terceira Pesquisa de Intenção de Voto para as Eleições de 2014. A pesquisa faz parte da ampla cobertura sobre a disputa eleitoral e pretende ter uma impressão do eleitorado dias antes do início da propaganda gratuita.
A sondagem foi realizada entre os dias 8 e 12 de agosto, quando foram ouvidas 1.400 pessoas em 45 municípios maranhenses escolhidos aleatoriamente, mas contemplando as cinco regiões do estado e a ilha de São Luís. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Foram questionadas as intenções de voto para governador, senador e deputado estadual e federal; levantamento que foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o protocolo MA – 00035/2014; já a sondagem da intenção de voto para presidente da República foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com número BR – 00381/2014.
A Pesquisa Exata/TV Guará - Fiema traz cinco sondagens distintas sobre a intenção de voto para governador do Estado: pesquisa estimulada, espontânea, um cenário de segundo turno, rejeição e quem o eleitor acha que vencerá as eleições independentemente da sua intenção de voto. Trouxe também o levantamento sobre os cargos de senador e consulta espontânea para deputado federal e estadual.
O nome do candidato a presidente Eduardo Campos (PSB), falecido no último dia 13 de agosto, portanto um dia após a conclusão do levantamento, ainda consta no resultado da pesquisa.
A Pesquisa Exata/TV Guará – Fiema também fez consulta espontânea sobre a intenção de voto para deputado estadual e federal. Os 50 nomes mais citados para deputado estadual e 30 para deputado federal, nos municípios pesquisados, estão disponíveis no site da TV Guará (http://www.tvguara.com/).
Veja os gráficos abaixo.