Belo Horizonte - Concentrados, ansiosos e determinados. Depois de conferirem todo seu material de trabalho, os maranhenses que competem na 8ª Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte, iniciaram nesta quarta-feira, 3 de setembro, as provas do maior torneio de educação profissional das Américas.
Na sabatina, os jovens estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) precisam mostrar suas habilidades resolvendo provas e atividades semelhantes às enfrentadas por profissionais no ambiente real de trabalho, seja na indústria, no comércio ou no setor de serviços. Eles disputam medalhas com mais de 800 alunos do Senai e Senac de todo o Brasil.
Os maranhenses participam das provas em nove ocupações profissionais diferentes, como a do estudante do Senai, Daílson Santos, que representa o estado na ocupação Aplicação de Revestimento Cerâmico.
Segundo seu avaliador, o instrutor do Senai-MA, Joniel Costa, a prova tem alto grau de dificuldade, mas o maranhense começou a competição tranquilo. “Ele treinou bastante e iniciou a prova bem tranquilo e seguro do processo”, avaliou.
Joniel acompanha Dailson durante toda a competição. Ele explicou que a duração total da prova de Aplicação de Revestimento Cerâmico é de 22 horas, distribuídas nos quatro dias de torneio. Nesse prazo, ele precisa revestir duas paredes e um piso, atendendo a diversos requisitos e padrões de qualidade exigidos pelo mercado.
Já o desafio da aluna do Senac-MA, Karine de Melo Silva, é outro. Até o final do dia, ela precisa preparar coquetéis de bebidas destiladas na prova “Bar”, a primeira da ocupação. Também faz parte das provas da aluna, a preparação de uma jantar fino, um jantar casual e um banquete.
Para o diretor regional do Senai Maranhão, Marco Antonio Moura da Silva, a Olimpíada é uma vitrine de novos talentos e serve como um laboratório para avaliar a qualidade do ensino técnico oferecido no País.
“Educação, tecnologia e inovação caminham juntos e estamos investindo na inovação dos nossos profissionais para que pensem cada vez mais de forma diferente, inovadora e, sobretudo, em novos processos de educação. Somente assim, prestaremos uma educação de mais qualidade para a indústria e para a classe produtiva como um todo”, frisou.
Abertura
A abertura oficial da Olimpíada do Conhecimento 2014 foi realizada nesta quarta-feira, 3, quando a presidente da República, Dilma Rousseff, deu início às provas. Dilma também visitou as áreas principais da Expominas, onde acontece o evento na capital mineira, entre os quais, o Festival Internacional de Robótica FIRST LEGO League (FLL), do Serviço Social da Indústria (Sesi).
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, acompanhou a comitiva da presidente da República na visitação. Do Maranhão, além da delegação composta por alunos, instrutores e técnicos do Senai, Baldez veio acompanhado dos vice-presidente e diretor da Fiema, Pedro Robson de Holanda e Joanas Alves, ambos conselheiros do Senai-MA.
Segundo o presidente da Fiema, todo o investimento será recompensado. “Em 2012, o Maranhão ganhou suas primeiras medalhas na Olimpíada do Conhecimento. Este ano, estamos muito confiantes em manter o nosso estado na lista dos vencedores”, revelou o presidente.
A Olimpíada encerra no domingo, dia 7 de setembro, e até lá acontecem as provas técnicas do torneio e os eventos paralelos. Um deles é o Inova Senai, cuja etapa nacional tem a exposição de sete projetos maranhenses, cinco a mais que a última edição, em 2012.