Belo Horizonte – Quatro alunos que participam do programa Sesi ViraVida no Maranhão, estão em Belo Horizonte conhecendo de perto a Olimpíada do Conhecimento, maior torneio de educação profissional das américas, que acontece até o dia 7 de setembro em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O objetivo é despertar nos jovens, que tem entre 16 e 21 anos, o interesse em participar do torneio, além de apresentar a eles as oportunidades que a carreira técnica pode proporcionar.
Para isso, o grupo está percorrendo todas as áreas onde acontecem as competições e tendo acesso a informações sobre as ocupações profissionais disputadas, isto é, sobre as diversas profissões da indústria, do comércio e da área de serviços disponíveis no mercado.
“Eles estão conhecendo as profissões e observando os competidores maranhenses do Senai e Senac em ação na Olimpíada. O que nós queremos é despertar o interesse deles, incentivar a participação dos jovens do ViraVida nas próximas edições do torneio”, revelou Valéria Pereira, coordenadora do ViraVida do Serviço Social da Indústria (Sesi) Maranhão.
Segundo a coordenadora, alguns já começaram a treinar. É o caso de Jefferson Brito*, de 18 anos, aluno egresso da turma do ViraVida em São Luís. Ele está treinando para competir na ocupação Cabeleireiro e veio saber, de perto, como funciona a maior competição de educação profissional do país.
“Uma coisa é você saber que vai participar, outra é perceber, realmente, o que é uma Olimpíada do Conhecimento. A visita está sendo muito boa, estou me sentindo bem mais motivado e confiante”, afirmou o aluno do curso de Marketing.
Valéria Pereira contou, ainda, que os jovens maranhenses participaram de oficinas profissionais nas áreas de mecânica, corte e costura, construção civil e de uma capacitação da Lego. “Queremos que eles se familiarizem com as profissões da indústria, despertem para a competição, para as possibilidades de construírem a própria vida, e escolham uma carreira, um caminho para trilhar”, afirmou a coordenadora do ViraVida do Sesi Maranhão.
Programa
O ViraVida é um dos exemplos bem sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens. O programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, apoia meninos e meninas, com idade entre 16 e 21 anos, que sofreram violência sexual.
Utilizando uma tecnologia de intervenção social, o programa oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades, para alcançarem a transformação em suas vidas por meio da inserção no mercado de trabalho.
O objetivo do ViraVida é garantir os direitos e elevar a autoestima desses adolescentes e jovens, criando as condições necessárias para que alcancem a autonomia e o desenvolvimento pleno de suas vidas.
No Maranhão, o programa está na terceira turma e iniciando mais duas na cidade de Rosário, próximo à capital.
* Nome fictício